Mama Shelter e Mgallery Santa Teresa by Sofitel: duas opções de hospedagem em um bairro de alma carioca

Cultura, história, parques, restaurantes variados, vida noturna boêmia, casarões que remetem ao passado imperial, ateliês dos mais diversos artistas e trilhos de um bondinho que sobe e desce suas ladeiras de paralelepípedo são alguns dos atrativos que fazem do bairro de Santa Teresa uma região única no Rio de Janeiro.

santa1
Vista dos casarões de Santa Teresa de uma das suítes do hotel Mgallery

Localizado em um promontório que tem como vizinhança as áreas do centro, Lapa, Glória e Catete, o bairro de Santa Teresa tem charme de sobra e vistas singulares da cidade. Santa Teresa, que já abrigou antigas fazendas com plantações de café, talvez hoje seja o bairro que mais retenha vestígios da cidade de fundação Portuguesa. O bairro tem esse nome devido ao Convento de Santa Teresa de Jesus, contruído em 1750 para abrigar as irmãs Carmelitas que até hoje por lá vivem.

santa2
Panorama do Centro e ponte Rio-Niterói vistos do terraço do hotel Mgallery

Para muitos, subir as ladeiras de Santa Teresa é sinônimo de aventura, devido a curvas sinuosas e ruas estreitas. Porém 15 minutos de táxi ou uber são suficientes para o transporte a um mundo de maravilhas. Junto a sua história, charme, arquitetura e cultura, Santa Teresa conta com uma ótima  estrutura hoteleira. Para quem quer conhecer com calma os atrativos do bairro, há uma gama de hotéis, pousadas e guesthouses a escolher. Porém, duas opções merecem destaque. Uma delas é o hotel Mama Shelter, voltado ao conceito de lifestyle da geração millennial. A outra é o requintado Mgallery Santa Teresa, hotel boutique luxuoso e discreto, onde já ficaram hospedados lendas da música como Amy Winehouse e Alicia Keys. Ambos estão localizados próximos ao Largo dos Guimarães, ponto gastronômico do bairro, e ao Parque das Ruínas, misto de museu e centro cultural dentro de ruínas restauradas que já serviram de residência a membros da aristocracia carioca.

santa3
Jardim de entrada do casarão onde está instalado o hotel Mama Shelter

O hotel Mama Shelter, que também conta com unidades em Bordeaux, Lyon, Paris e Los Angeles, é a resposta para aqueles que buscam hospedar-se em Santa Teresa com estilo despojado e moderno, ao mesmo tempo em que recebem o acolhimento de um lar familiar onde todos são bem vindos e convidados a desfrutar de um “home away from home”.

santa4
Entrada do restaurante e área de convivência do hotel Mama Shelter

Mesas de jogos espalhadas pelos diversos espaços convidam hóspedes a interagir entre si e também junto aos frequentes moradores cariocas que usam as áreas comuns do Mama para um drink, lanche ou refeição. As áreas comuns do hotel parecem transformar todo o ambiente em um grande salão de visitas, onde não há paredes ou barreiras para a mistura eclética entre hóspedes e habituées.

santa5
Salão de restaurante do hotel Mama Shelter

Instrumentos musicais pendurados no salão do restaurante, onde é servido o buffet do café da manhã e as demais refeições à la carte, também aguçam os sentidos para uma sonoridade espontânea com ares de uma leve batucada de sabor carioca.

santa7
Pátio interno do Mama Shelter com espreguiçadeiras e chuveiros para os dias de calor

Assim como todo o bairro de Santa Teresa, com suas múltiplas subidas e descidas, o Mama Shelter também conta com sua leva de escadas para atingir a maior parte dos seus 55 quartos. Amplos, silenciosos e arejados, os quartos dispõem de todas as modernidades para uma estada onde permanecer conectado é essencial. Não há falta de tomadas por todos os ambientes e o sinal de wifi é garantido sem falhas de velocidade ou interrupção de serviço.

santa8
Quarto superior do hotel Mama Shelter

Um dos pontos altos das habitações é o banheiro, ou melhor, casa de banho, como é costume no exterior referir-se a banheiros amplos que fogem do simples conceito de um local apertado para limpeza pessoal. Com muita luz natural, ampla bancada e chuveiro duplo, há espaço de sobra para dois ou mais hóspedes transitarem com conforto.

santa10
Banheiro com bancada dupla no Mama Shelter

Outro ponto alto do Mama é seu café da manhã farto e repleto de opções saudáveis. Além do extenso buffet deixado sobre as bancadas do restaurante, opções à la carte como omeletes e tapiocas são trazidas à mesa a pedido dos comensais. Tudo fresco, bem apresentado e de alta qualidade.

santa9
Café da manhã do hotel Mama Shelter

A passos do hotel Mama Shelter, o Mgallery Santa Teresa by Sofitel (ambos fazem parte da rede Accor, gigante da hotelaria francesa com centenas de empreendimentos ao redor do mundo), é a opção de hospedagem para quem busca exclusividade. Com todo o requinte característico da hotelaria francesa de luxo, o Mgallery se sobressai por mesclar, sem exageros, uma personalidade distintamente brasileira ao padrão cinco estrelas internacional.

m1
Espreguiçadeiras ao entorno da piscina do hotel Mgallery by Sofitel

No Mgallery, o jardim tropical de orquídeas e plumérias dá as boas vindas e encaminha hóspedes à recepção do hotel. Localizada em um amplo salão dentro do antigo casarão restaurado e decorado com peças que remetem ao passado cafeeiro da propriedade, hóspedes são recebidos com atendimento distinto e personalizado.

m2

O requinte está presente em todos os detalhes, com peças assinadas por artistas e artesão brasileiros. Tudo é de muito bom gosto e na medida certa, sem exageros.

m3
Recepção do hotel Mgallery by Sofitel

Os quartos são em estilo contemporâneo com madeira presente no piso e em muitas das peças de arte e do mobiliário assinado. Seus janelões envidraçados dão ares de uma confortável casa de veraneio, onde o lema é sentir-se bem e ter todos os confortos e comodidades ao redor.

m4
Habitação superior do hotel Mgallery by Sofitel

Os banheiros do Mgallery também são como salas de banho, mas com revestimento em pedras sóbrias e adornado por belas arandelas ao entorno dos espelhos. As suites júnior e máster contam com banheiras amplas, que reforçam o convite para uma estada relaxante e exclusiva.

m5
Entrada para a sala de banho da suíte júnior do Mgallery by Sofitel

A área externa do Mgallery, além do belo jardim tropical, conta com piscina, hidromassagem e amplo deck de madeira com espreguiçadeiras e day-beds para longas horas de relaxamento ao ar livre. O visual panorâmico do centro do Rio é espetacular e, como uma pintura, faz com que todo o burburinho da cidade se torne uma realidade distante e removida do universo de sonho criado pelo hotel.

m6
Área da piscina do hotel Mgallery by Sofitel

Descendo as escadas decoradas com ladrilhos de cerâmica, chega-se ao pavimento inferior, onde o hotel Mgallery conta com o renomado restaurante Terèze e o Bar dos Descasados.

m7
Pavimento inferior do Hotel Mgallery by Sofitel

Tanto o restaurante Terèze quanto o Bar dos Descasados são amplamente conhecidos na cidade por seus espaços de decoração elegante e sua renomada clientela de cariocas e estrangeiros. O Bar dos Descasados tem como ponto alto a sua cartela de drinks especiais. Já o restaurante Terèze é conhecido por sua alta gastronomia de especialidades da cozinha contemporânea brasileira.

m8
Restaurante Terèze

O ‘petit-déjeuner’ é servido no Terèze, que tem vista para o bairro, centro do Rio e a Baía de Guanabara. O atendimento cuidadoso e pontual, faz das manhãs no Mgallery uma experiência sensorial de cheiros e sabores especiais. O lema durante o café é o de absorver a manhã sem pressa e desfrutar com calma as iguarias trazidas à mesa como ovos benedict, granola de rapadura e chocolate e tapioca de nutella.

m9
Cesta de pães frescos trazida à mesa do restaurante Terèze durante o café da manhã

Mesmo que o tempo de visita seja curto e não permita uma hospedagem no bairro de Santa Teresa, tanto o hotel Mgallery quanto o Mama Shelter merecem uma parada para um drink ou uma refeição em seus belos espaços. Mas, para uma visita memorável a um dos bairros mais charmosos do Rio, recomendo escolher um dos dois hotéis e passar a noite em Santa Teresa. Ou, talvez, se o tempo for generoso, faça como eu fiz e experimente ambos. Tenho certeza que assim o seu passeio por Santa Teresa será uma experiência inesquecível.

mama1
Hotel Mama Shelter

Gus Dantas, publisher www.gusdantaslife.com, hospedou-se nos hotéis Mama Shelter e Mgallery by Sofitel em outubro e novembro de 2017.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s