Hotel Ipanema Plaza: O Hotel Mais Carioca do Rio

A temporada de verão brasileira jamais aguarda sua data oficial, ao final de dezembro, para que os termômetros atinjam temperaturas acima dos 30 graus. O calor vem com força, nos deixando sedentos por destinos praianos. Quando falamos de verão brasileiro, nada melhor do que sentir o frescor de uma praia pelo nosso lindo e extenso litoral.

DSC_0209
Vista da praia de Ipanema do rooftoop do hotel Ipanema Plaza

Nascí em Vitória, Espírito Santo, mas escolhi morar no pequeno balneário de Armação dos Búzios, ao norte da capital carioca, onde posso contar com uma gama de praias limpas e das mais variadas ao meu redor. Contudo, volta e meia tenho que me deslocar à capital para reuniões, eventos e negócios. Me desloco ao Rio com assiduidade, portanto pernoites na capital são uma rotina necessária. Em todas as minhas idas e vindas ao Rio tento descobrir novos espaços, sejam eles de hospedagem, compras ou gastronomia. Na minha última e mais recente ida à cidade, descobri como eu, capixaba de nascimento e carioca de coração, pude me sentir um verdadeiro carioca. O hotel onde fiquei hospedado, o hotel Ipanema Plaza, localizado nas esquinas da rua Farme de Amoedo com Prudente de Moraes, faz jus ao seu lema de “hotel mais carioca do Rio”. 

DSC_0214
Visual do bairro de Ipanema da cobertura do hotel Ipanema Plaza

O hotel Ipanema Plaza fica localizado em um ponto nobre de Ipanema, bairro que dispensa apresentações. A passos da praia, o hotel deixa seus hóspedes a vontade para transitar por áreas comuns, em clima casual e despojadamente praiano. De início fiquei preocupado em voltar ao hotel, após um mergulho na praia em frente, ainda com os pés cobertos por aquela fina camada de areia que somente um banho completo consegue retirar. Porém, toda a equipe do hotel fez com que me sentisse perfeitamente a vontade, como se estivesse em minha própria casa. Em todos os momentos que fui e voltei da praia, os simpáticos funcionários me estenderam as boas vindas, assim fazendo com que a praia em frente realmente se tornasse parte da minha rotina carioca. Aliás, o hotel oferece serviço de praia aos hóspedes, incluindo empréstimo de cadeiras, guarda-sóis e toalhas de banho.

DSC_0196
Área interna da suite 302

Sempre que possível escolho ficar hospedado em andar alto, com o intuito de garantir uma maior tranquilidade e evitar ruídos externos durante a noite. Porém, no Ipanema Plaza confesso que fiz diferente. Meu quarto, o de número 302, ficava logo acima da rua Farme de Amoedo. Apesar de ter ficado inicialmente apreensivo em estar tão próximo da rua, minha experiência foi de calma, paz e muita tranquilidade. O quarto 302 é um dos poucos do hotel a oferecer uma varanda térrea, com direito a muro vivo de plantas e mobiliário de jardim. Minha experiência neste quarto foi das mais autênticas, especialmente ao cair da tarde, quando pude absorver todo o clima de fim de dia carioca vendo pedestres deixar as areias de Ipamema e tomar o rumo de casa.

DSC_0197
Pátio externo da suite 302

Após meu happy hour particular na varanda do 302, o melhor do hotel Ipanema Plaza ainda estava por vir. No terraço da cobertura, o visual 360 graus das praias, montanhas, da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Cristo Redentor descortinaram um dos mais belos finais de dia que já pude admirar no Rio. O por do sol, com seu brilho dourado, fez com que o meu dia chegasse ao fim repleto de estilo e charme carioca.

DSC_0244
Por do sol no morro Dois Irmãos visto do rooftop

O rooftop do Ipanema Plaza ainda conta com sauna, academia e serviço de bar. Todos foram devidamente testados e aprovados.

DSC_0250
Academia de ginástica localizada no rooftop do hotel

Outra grande estrela do Ipanema Plaza é o restaurante Opium, no andar térreo do hotel. Já frequentei o Ópium em diversas ocasiões e sempre saí satisfeito com a qualidade dos pratos e suas generosas porções. Porém, nunca havia tido o prazer de sentar na agradável varandinha do restaurante e poder saborear, sem pressa, o delicioso café da manhã.  Destaque deve ser dado ao buffet de frutas tropicais com sua multicolorida variedade de cheiros e sabores.

DSC_0259
Buffet de frutas tropicais no café da manhã

Além da fartura de frutas e opções quentes e frias no buffet do café da manhã, poder observar sem pressa os primeiros banhistas tomar o rumo das areias de Ipanema foi um prazeroso início de dia carioca. Como se diz por aí: um programa para carioca nenhum botar defeito! Ou melhor, programa mais do que perfeito para capixabas, paulistanos, mineiros e todos os estrangeiros que pude notar ao meu redor.

DSC_0256
Varanda do restaurante Ópium aberta para café, almoço e jantar

Por fim, não há como não concordar que o Ipanema Plaza merece o título de “hotel mais carioca do Rio”. Deixo a todos aqui os meus votos para um verão cheio de sol, praia e aquele calor amistoso do belo povo carioca junto a minha recomendação para uma estada carioquíssima, a passos da praia e em um dos melhores endereços do Rio.

 

 

DSC_0264
Gus Dantas, capixaba-carioca na varanda do restaurante Ópium

 

Gus Dantas, publisher gusdantaslife.com, hospedou-se no Ipanema Plaza em novembro de 2017 a convite de Barbara Salomão. O caráter convite de sua estada não influencia a imparcialidade de suas avaliações.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s