Hotel NH The Five Curitiba

Desde que me entendo por gente Curitiba sempre fez parte do meu imaginário como a cidade modelo brasileira. Visitei a capital paranaense pela primeira vez em meados dos anos 80 para uma breve ida de trem ao litoral, e uma segunda vez, já adulto, no final dos anos 90, para conhecer mais dessa cidade de semblante europeu.

IMG_0355
Estação de ônibus curitibana

Fiz questão de utilizar o mundialmente conhecido transporte público, com suas eficientes estações-tubo, e caminhar pelas praças e calçadas de pedestres projetadas nos anos 70 pelo três vezes prefeito, Jaime Lerner. Mais de vinte anos se passaram até o meu retorno à cidade, em agosto de 2017, onde pude mais uma vez conferir que Curitiba continua a ter seu charme europeu e sua presença inovadora. Novos museus, shoppings, restaurantes e hotéis surgiram desde a minha última passagem pela cidade, garantindo a posição da capital paranaense como um lugar de excelência em qualidade de vida.

IMG_0276
Rua 24 Horas

Cristovão Tezza, colunista da Folha de São Paulo, catarinense, morador da cidade de Curitiba, descreveu em recente artigo à Folha Ilustrada sua chegada à cidade. “Desembarquei criança em Curitiba, em 1961, e desde cedo sentí a atmosfera singular deste ‘Brasil diferente’… marcado por uma presença forte das colonizaçoes alemã, ucraniana, polonesa e italiana” (18/6/17). Talvez devido a essa mesma singularidade encontrada por Cristovão Tezza que Curitiba tenha sido a capital brasileira escolhida pela renomada cadeia espanhola de hotéis NH para inaugurar seu primeiro empreendimento no Brasil em 2017. E assim como Cristovão, desembarquei na cidade, e já na chegada ao hotel NH The Five, pude sentir a mesma singularidade e inovação curitibana neste novo empreendimento hoteleiro da rede no país.

IMG_0272
Foyer principal de entrada ao NH The Five Curitiba

O hotel NH The Five Curitiba, situado próximo a uma das praças centrais da cidade, a Praça Rui Barbosa, e equidistante ao elegante bairro Batel, é inovador, atraente e singular. O hotel de 14 andares, dentro de um luxuoso complexo, une shopping, restaurante e condomínio de apartamentos de alto padrão sob o mesmo endereço. Todos tem entradas independentes, mas dividem o bom gosto e elegância contemporânea comum a todos os espaços.

IMG_0265
Front desk e bar-lounge NH The Five

Ao entrar no NH The Five hóspedes são direcionados ao discreto lobby situado no pavimento superior. A impressão inicial, talvez um tanto impessoal devido a entrada de pé direito alto e grandes dimensões, é logo dissipada ao chegar na parte mais intimista do lobby onde é realizado o procedimento de check-in. Meu check-in foi, na verdade, efetuado no discreto bar adjacente, sentado em uma das mesas convidativas a um café ligeiro. E dessa forma, com uma taça de café expresso e um copo de água aromatizada, recebi minhas boas vindas ao NH The Five.

IMG_0243
Habitação superior NH The Five

O hotel segue o padrão de linhas contemporâneas típicos da cadeia NH, onde tive a oportunidade de me hospedar em recente visita à cidade catalã de Barcelona. Em tons prata, branco, cinza, preto e violeta, os quartos do NH The Five são modernos e esbanjam luz natural. Fiquei hospedado em uma habitação superior no último piso, com direito a varanda com vista da cidade e a uma grande janela de vidro que se abria para um outro ângulo do centro na área do lavabo.

IMG_0254
Lavabo com luz natural, habitação superior NH The Five

Além das amenidades comuns a hotéis de categoria superior como televisão de tela plana, aparelho de ar condicionado split, frigobar com porta de vidro, tomadas espalhadas por múltiplos pontos e uma variedade de travesseiros sobre a cama, uma chaleira elétrica para um chá vespertino e uma cafeteira nespresso garantiram o toque final para uma ótima estada, que conciliou um pouco de lazer aos encontros de negócios.

IMG_0251
Cafeteira Nespresso e chaleira dcortesia, habitação superior NH The Five

O hotel possui estacionamento e uma ampla área de bem-estar que inclui salas de massagem e uma generosa academia, onde pude continuar minha rotina diária de treinos. Exercícios diários fazem parte do meu despertar mesmo quando fora de casa, e a academia do NH The Five cumpriu seu dever com eficácia. Porém, ao mesmo tempo em que mantive meu esquema de exercícios rotineiros, devo admitir que não soube seguir as regras matinais quando pisava no salão de café do hotel.

IMG_0291
Espaço fitness NH The Five Curitiba

Geralmente como apenas uma porção de proteína ligeira durante o café da manhã.  No NH The Five foi impossível não cair em tentação e deixar de provar do banquete que é oferecido aos olhos e ao paladar todas as manhãs. Tentei ao máximo optar pelas escolhas mais fit, e que não são poucas, como o omelete feito sob medida, pães integrais  e sucos de frutas de baixa caloria como o de amora e o de couve. Há opções para enriquecer os sentidos e gostos de todos, como waffles com calda, salgados quentes, quiches, frios fatiados especiais e queijos finos.

20170812_092819
Salão de café da manhã NH The Five

Mas o toque especial desse desayuno vasto e gourmet fica por conta da estação de chás mistos feitos com combinações de folhas e frutos desidratados. São latinhas e mais latinhas de sabores e aromas intensos combinando baunilha, flor de laranjeira, chá branco, roiboos africano e uma infinidade de outras especiarias vindas dos quatro cantos do mundo.

20170810_100627
Estação de chás NH The Five

O restaurante do hotel, único empreendimento do estrelado chef espanhol Paco Roncero nas Américas, traz uma interpretação sofisticada das tradicionais tapas espanholas à capital. No Estado Puro, sabores intensos explodem no paladar já na primeira garfada.

IMG_0271
Restaurante Estado Puro, NH The Five

Os memoráveis croquetes de cogumelos, presentes no Tour gastronômico do inovador projeto Hotel Além do Quarto, me deixaram com aquele gostinho não só de querer mais e mais, mas também de querer retornar a Curitiba para poder vivenciar tanto o cardápio completo do restaurante, quanto toda a experiência de uma estada verdadeiramente inesquecível no hotel NH The Five.

IMG_0257

 

Gus Dantas, Publisher gusdantaslife.com, hospedou-se no NH The Five em Curitiba a convite de Tânia Coelho em agosto de 2017. Esta matéria é uma visão imparcial do autor irrespectiva ao caráter convite de sua hospedagem. Fotos do autor.

IMG_0261


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s