Hotel Sofitel Ipanema: Toda a sofisticação da hotelaria francesa no melhor endereço do Rio de Janeiro

“Sofitel é a única marca francesa de hotelaria de luxo presente nos cinco continentes, com 120 hotéis em quase 40 países.” É assim que a pópria rede francesa Accor, gigante da hotelaria mundial que engloba marcas como Novotel, Pullman, Ibis, Mercure e mais recentemente a Fairmont, descreve sua tradicional bandeira de luxo. Por décadas, no Rio de Janeiro, o tradicional Hotel Sofitel se encontrava em frente ao mar de Copacabana, em um prédio largo e de múltiplas varandas ao final da Avenida Atlântica, já quase beirando o bairro de Ipanema. O luxuoso endereço 4.240 da Avenida Atlântica, que além do antigo Hotel Sofitel, ja abrigou o famoso Cassino Atlântico Copacabana, continua a pertencer a rede Accor e passa por reformas para abrigar o futuro Hotel Fairmont em 2018.

 

DSC_0044
Lounge na cobertura do Hotel Sofitel Ipanema com mobiliário de design assinado

Hoje, o Hotel Sofitel está de endereço novo. Em outro prédio icònico da orla carioca, que abrigava até pouco tempo o tradicional cinco estrelas Caesar Park, o Hotel Sofitel Ipanema se renovou para abraçar o mar do bairro mais sofisticado da cidade. Em um dos melhores endereços do Rio, o Hotel Sofitel fica face a face ao mar de Ipanema e permanece emoldurado, em uma extremidade, pela Pedra do Arpoador, e na outra extremidade pelo Morro Dois Irmãos. É beleza a perder de vista.

 

DSC_0005
Vista para a Pedra do Arpoador

Em julho de 2017, tive a oportunidade de ficar hospedado em uma suíte júnior do Sofitel Ipanema. Com grandes janelas de vidro que se abrem, uma raridade nos dias de hoje com hotéis que cada vez mais permanecem selados ao mundo exterior, o mar parece invadir todo espaço da habitação. A sensação é de se estar flutuando por cima do Atlântico até atingir as ilhas Cagarras que pontuam o horizonte a distância. O quarto é muito amplo e claro, seguindo o padrão de todo o hotel com mobiliário em madeira de desenho assinado.

 

DSC_0013
Espaço para lazer e trabalho na suíte júnior

 

Há espaço de sobra para trabalho e lazer.  Entre um café expresso e outro feito na própria habitação, o difícil é se concentrar em algo que não seja a vista estupenda do mar de Ipanema e de suas ilhas.

 

DSC_0023
A ampla suíte júnior

 

O banheiro, apesar de luxuoso com sua banheira e ducha divididos em espaços distintos, parece ainda permanecer dentro dos padrões do antigo Caesar Park. Bem iluminado e com espaço suficiente para ser dividido por um casal, todo o mármore presente na área interna da sala de banho se contrapõe à leveza externa do restante da habitação.  Contudo, há um certo estilo vintage pelo ar que combina deliciosamente com os felpudos roupões da marca Trussardi disponíveis para uso durante a hospedagem.

 

DSC_0035
Sala de banho da suíte júnior

Como não poderia deixar de ser, amenidades de banho da luxuosa griffe francesa Lanvin acompanham as macias pantufas deixadas de cortesia ao casal.

 

DSC_0041
Amenidades de banho da griffe francesa Lanvin

Fora dos quartos, o hotel encanta com várias peças de arte espalhadas por todas as suas áreas comuns. O bom gosto do luxo discreto permeia todos os espaços do hotel, desde a entrada onde fica o check-in e welcome bar, ao restaurante no primeiro andar, onde é servido o café da manhã, até o 23 lounge na cobertura, onde fica o rooftop bar e a piscina.

 

DSC_0068
Rooftop lounge

 

 

O café da manhã, segue o padrão de hotéis cinco estrelas com grande variade de pães, sucos , frutas e frios, além de servir omeletes e tapiocas feitos a pedidos dos comensais. O café com leite é trazido individualmente às mesas, e o grande diferencial do petit-dejeuner do Sofitel Ipanema, além da vista para a orla, é o espaçamento de suas mesas. Todos os hóspedes tem sua privacidade garantida com mesas propriamente espaçadas e com boa distância umas das outras.

 

DSC_0086
Restaurante no primeiro andar onde é servido o café da manhã

 

Mas talvez a grande estrela do Sofitel Ipanema seja a sua cobertura. Cercada de vidro por todos os lados, e com visual de tirar o fôlego, o vigésimo terceiro andar do hotel abriga, além da piscina e sun deck, o sofisticado rooftop lounge e bar, apropriadamente chamados de 23 Ocean Lounge. Há ainda uma espaçosa área fitness, localizada em um nível privativo acima do rooftop lounge, com visual igualmente estonteante.

 

DSC_0055
Área Fitness

 

E no primeiro domingo de agosto, o Rooftop abre suas portas para um elegante evento destinado a hóspedes e convidados que serão os primeiros a desfrutar de um sunset especial ao som dos Djs convidados Gustavo Bresciani, Luis Totti e Rodrigo Octavio.  Esta é a primeira vez que um hotel de luxo abre suas portas a um evento destinado ao público LGBT, e tem tudo para agitar o domingo no Rio com muito estilo e sofisticação (ou aos domingos, como o hotel já prevê em tornar o evento mensal, ou até mesmo semanal durante os meses de verão). Com boa música, sua selecionada carta de drinks e aquele por do sol inesquecível que só o Sofitel Ipanema oferece lá do alto dos seus 23 andares, o primeiro Sunset LGBT by Sofitel já chega para deixar sua marca no calendário da cidade maravilhosa.

 

DSC_0067

 

Gus Dantas, Publisher www.gusdantaslife.com, hospedou-se no Sofitel Ipanema, em julho de 2017, a convite de Átila Nunes, proprietário da agência de viagens Viaje com Orgulho e de Camila Salgueiro, coordenadora de marketing do Hotel Sofitel Ipanema. Juntos, Gus, Átila e Camila, organizam o LGBT Sunset by Sofitel.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s