O Branco no Réveillon

Há quem goste de usar cores durante a virada do ano apostando em suas simbologias específicas para atrair bons fluidos e realizar desejos. Dizem que usar vermelho na noite de ano novo atrai amor, que o verde significa um ano de esperança e que azul traz harmonia para o ano que se inicia. Mas não há dúvida que o branco, a reunião de todas as cores, é a cor mais clássica e tradicional para o réveillon. Dizem que o branco transmite luz e pureza e portanto tem o poder de atrair paz, calma e energias positivas.

dscn9392-01A tradição de se usar roupas brancas durante a virada do ano no Brasil pode ser associada aos rituais e religiões afro-brasileiras, como o candomblé. Há décadas que seus praticantes tomam o rumo das praias em suas vestimentas brancas no último dia do ano para entregar oferendas aos seus deuses e divindades, como Iemanjá, a rainha do mar. É provavel que desse ritual tenha se difundido o costume do uso de roupa branca no Brasil durante a virada do ano, como um rito de passagem e purificação para atrair boas energias ao ano que se inicia.

dscn9384-01Fiel a tradição, não dispenso o branco para inciar o novo ano com toda a paz que a cor transmite. O clima brasileiro quente das noites de alto verão também favorece a decisão para a escolha de um look all white. A cor branca emite uma leveza, e se a ocasião não requer algo muito formal, a noite de réveillon pede roupas mais despojadas e versatéis. O melhor é pensar em algo que possa servir tanto para um festa íntima com amigos na hora da virada, quanto para uma extendida a uma balada mais tarde, e até mesmo ao primeiro café da manhã do ano na manhã seguinte, seja ele em algum hotel de luxo, em casa de amigos ou até mesmo na praia vendo o sol nascer.

dscn9367-01Minha sugestão para uma roupa masculina despojada e versátil, que consiga manter um toque de classe para festa íntima e também sirva para uma balada ou breakfast, é bermuda de alfaiataria com cinto em sarja, camisa de botão e tênis. Todos em brancos, claro, e de preferência em tecidos como algodão ou linho, ou que misturam ambos, para assim aguentar as noites quentes que costumam brindar nossa virada de ano em pleno alto verão tropical.

dscn9327-01E para completar a virada em grande estilo, que tal tomar o primeiro café da manhã repondo as energias com um farto buffett em algum hotel? Durante os anos que morei no Rio de Janeiro, essa era uma das tradições que sempre mantive. E imagine agora, chegar para tomar café em um salão todo branco, e assim manter o clima de luz e paz da virada? No Blue Tree Premium Design Rio de Janeiro, o branco está por todos os lados, desde o saguão ao restaurante, passando pelos quartos e seu rooftop envidraçado com piscina de borda infinita e visual para a Pedra do Pontal no Recreio dos Bandeirantes. Fica a dica para uma opção diferente, a quem quer escapar das aglomerações que costumam lotar as praias de Copacabana e Ipanema na Zona Sul do Rio, e buscam a energia e positividade do branco em todas as suas nuances.

 

Camisa de algodão H&M. Bermuda de alfaiataria em linho e cinto de sarja G by Guess. Tênis Pull&Bear. Relógio Lacoste. Pulseira acervo pessoal. Fotos por Gabriel Cabral no hotel Blue Tree Premium Design, Rio de Janeiro.

 

dscn9462-01

 

Gus Dantas, publisher gudantaslife, hospedou-se no Blue Tree Premium Design, por conta própria, em dezembro de 2016.

 

 


6 comentários sobre “O Branco no Réveillon

  1. Gente, ele é demais! Vou passar com camisa social CK branca despojada, de algodão, bermuda jeans branca da CK, e Tenis Osklen modelo 2016. E uma pergunta: onde tomar café da manhã num hotel poderoso com vista poderosa em Guaraparis?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s