Novas Regras da ANAC: Conheça as Medidas mais Polêmicas e Como Mudaria uma Experiência Recente com a Azul Linhas Aéreas

Foi aprovado esta semana pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) auditoria pública para discussão de novas regras da aviação civil. Se aprovadas, devem entrar em vigor após o fim da alta temporada de verão, em março de 2017. Entre as medidas propostas, as mais polêmicas são: o término da gratuidade no despacho de bagagens, e o fim da necessidade de acomodação em hotel causada por atraso ou cancelamento de voo superior a 4 horas. Como já acontece em locais como EUA e Europa,  as companhias aéreas não serão mais obrigadas a despachar gratuitamente as malas. Outra medida, talvez a mais polêmica, é a acomodação em hotel por parte da companhia aérea, que será efetuado somente no caso da eventual necessidade de pernoite por cancelamento ou atraso.

 

20161207_125948
Aeronave da Azul no pátio do aeroporto Santos Dumont

 

Em uma recente viagem a Porto Seguro com saída programada pela Azul Linhas aéreas para as 14:30 do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, fui informado que o meu voo de conexão para Viracopos havia sido cancelado. Não havendo mais voos durante toda a  tarde por qualquer uma das companhias aéreas em operação no aeroporto Santos Dumont, só me restava aguardar o voo direto da própria Azul que partiria as 22:00. De acordo com as regras da ANAC em vigor, meus direitos como passageiro por atraso superior a 4 horas eram ligação gratuita (atrasos acima de uma hora), refeição (mais de duas horas) e acomodação em hotel (superior a quatro horas). A Azul linhas aéreas não somente cumpriu com todas as obrigações assim que fui remanejado para o voo da noite, como também me ofereceu um voucher de cortesia no valor de R$100.00 para ser utilizado em uma viagem futura. O funcionário que me atendeu foi profissional e amável, sempre se desculpando pelo ocorrido, demonstrando seriedade e profissionalismo em cumprir com as regras vigentes. Ponto para a Azul!

 

20161125_144837
Lobby do Hotel Arosa, localizado no centro do Rio

 

Fui acomodado no Hotel Arosa, no centro do Rio, para onde fui levado de táxi custeado pela Azul, tanto na ida quanto no meu retorno ao aeroporto. O hotel Arosa, em parceria com a Azul, me ofereceu prontamente um quarto moderno, limpo e silencioso no ato do check in. Apesar de estar localizado em área movimentada do centro do Rio, a apenas 10 minutos do aeroporto, o hotel oferece bom isolamento acústico e espaço adequado dentro das habitações para trabalho, acompanhado de sinal forte e constante na sua rede WiFi. O hotel ainda oferece uma pequena piscina na cobertura ao lado de sua academia e tem menu executivo especial com três opções de pratos para os clientes da Azul.

 

20161125_145640
Mesa de trabalho no quarto do hotel Arosa

 

Com as novas mudanças propostas pela Anac, esse tipo de serviço com acomodação em hotel somente seria oferecido pela companhia aérea em atraso caso haja necessidade de pernoite na cidade de embarque, e não mais no evento de uma longa espera como foi o meu caso. A princípio essa nova regra pode parecer prejudicial ao passageiro, contudo  poderá também servir de estimulo às companhias aéreas na redução de suas tarifas, já que não terão que arcar com o alto custo relativo a acomodação. O mesmo pode ser dito em relação a franquia no despacho de bagagens gratuitas. Retirando essas “amarras”, as empresas aéreas poderão definir novos modelos de negócios como valores mais competitivos em seus bilhetes, da mesma forma que já funciona na maior parte do mundo. Nos resta agora aguardar e, claro, ficar de olho*

*O Senado já vetou a nova regra proposta pela Anac relativa a cobrança por bagagens despachadas em uma votação simbólica. A decisão tem ainda que passar pela Câmara dos Deputados e, se aprovada, será promulgada pelo Congresso.

20161207_123527

Gus Dantas, publisher, gusdantaslife, viajou por conta própria pela Azul em novembro de 2016.

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s