Porto Carioca: O Bom, Bonito e Barato Restaurante do Novo Velho Centro do Rio de Janeiro

O centro do Rio de Janeiro, com a reurbanização de seus espaços e a revitalização de praças e esplanadas recém inauguradas, tem muito a oferecer a quem visita a cidade. Até pouco tempo, o centro da cidade era cenário de negligência pública, apesar das relíquias históricas espalhadas em meio ao caos do abandono. Desde os Jogos Olímpicos de 2016, o centro do Rio de Janeiro se reinventou e criou novo brilho com obras como o Porto Maravilha, a demolição do viaduto da Perimetral e a revitalização da Praça Mauá. Museus arrojados, hotéis modernos, novos corredores de pedestres e o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) contribuíram para criar uma área rica em atrações a turistas e moradores. E o que não faltam são opções gastronômicas por todo esse novo centro da cidade.

dscn8447

Durante um passeio pelos centros culturais do “centrão” do Rio, como o imperdível CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), caminhava meio sem rumo pela Rua do Mercado durante o horário do almoço. Buscava um local para uma pausa rápida, onde pudesse comer algo com tranquilidade, e continuar sem muita demora meu passeio cultural. Foi quando simpáticas mesinhas de madeira, em frente a um mural com cenas do quotidiano do Rio imperial, me chamaram a atenção. Mesmo sem saber como seria o seu espaço interno, ou a disposição do seu buffet, o Porto Carioca me cativou de imediato e parecia me convidar a descobrir a sua área interna.

dscn8458

O restaurante superou todas as minhas expectativas. O ambiente é aconchegante, limpo e  organizado. Não há aquele habitual barulho de múltiplas conversas paralelas que incomodam pelo seu volume elevado, comum nos restaurantes a quilo do centro. No Porto Carioca há espaço para boas conversas, e tudo com clima de bistrô moderninho e banheiros bem decorados.

dscn8456

Mas o principal do Porto Carioca, a sua comida, é de excelente qualidade. A área do buffet é relativamente compacta e as opções de pratos não são daquele tipo infindável, mas tudo é fresco, de ótima aparência e muito bom gosto.

dscn8455

Escolhi lombo alto de bacalhau com quiche de cenoura, legumes grelhados, arroz e salada verde. Tudo estava muito saboroso e digno de um restaurante á la carte de alta qualidade, onde o preço certamente seria bem mais alto do que aquele que paguei. Aliás esta foi a  grande surpresa do meu almoço no Porto Carioca. Além do belo espaço, o valor que paguei pela ótima comida foi daqueles de deixar um belo sorriso no rosto. Saí de lá satisfeito, sorridente e com dinheiro no bolso. Recomendo uma visita ao Porto Carioca e certamente retornarei quando estiver de volta a passear pelo novo velho centro do Rio.

dscn8450

Gus Dantas, Publisher gusdantaslife, almoçou por conta própria no Porto Carioca (Rua do Mercado, 34, Centro, Rio de Janeiro) em novembro de 2016. Fotos do autor.

 


3 comentários sobre “Porto Carioca: O Bom, Bonito e Barato Restaurante do Novo Velho Centro do Rio de Janeiro

  1. Boa a dica. Vou provar. Só resta saber o horário de funcionamento pois aquela região é fraca em opções noturnas boas para comer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s