Turkish Airlines: Do seu Espaçoso Lounge em Istambul para o Aperto de Sua Classe Econômica

A melhor companhia aérea da Europa e uma das melhores do mundo

Turkish Airlines, a companhia aérea Turca, hoje é a quarta maior companhia aérea do mundo com voos regulares para mais de 290 destinos. Desde 2011, a Turkish é considerada a melhor a companhia aérea da Europa de acordo com a empresa Skytrax (conceituada empresa de consultoria do Reino Unido que avalia todo o mercado de aviação), e em 2016 foi considerada a sétima melhor companhia aérea do mundo. Com voos que partem diariamente do aeroporto internacional de São Paulo em Guarulhos sem escalas para Istambul e Buenos Aires, a Turkish Airlines faz parte da Star Alliance, aliança de companhias aéreas que inclui a United Airlines, Lufthansa, Air CanadaAvianca entre outras.

20161021_070025

Classe Econômica

Tanto ouvi falar sobre a Turkish que decidi ser a hora de experimentar o seu voo non-stop de Istambul para Sao Paulo. O voo TK015 parte as 9:25 da manhã do aeroporto de Ataturk em Istambul e tem chegada em São Paulo (Guarulhos) por volta das 17:00. O site da companhia no Brasil afirma que “viajar na Classe Econômica não precisa ser sinônimo de aperto. Na Turkish Airlines, a distância entre as fileiras é de 78 cm, com reclinação de 7,5 polegadas.”  A minha experiência com a Turkish foi a seguinte:

 

20161021_090029
Cabine Econômica Boeing 777-300 ER Istambul-Guarulhos

 

Lounge 5 estrelas

Antes do embarque, obtive acesso ao departures lounge da companhia no aeroporto de Ataturk. Esta área é destinada a passageiros que voam em cabines premium, como a classe executiva, mas também inclui acesso a passageiros frequentes com status gold pela Star Alliance. O lounge tem dimensões impressionantes com seus 3.500 metros quadrados espalhados por dois andares e capacidade para 1000 pessoas.

 

20161021_070050
Mezanino principal do Lounge em Istambul Ataturk

 

Além das conveniências que são comuns em lounges de companhias aéreas pelo mundo como bebidas, snacks e Wi-Fi gratuitos, guarda-volumes, chuveiros e salas de reunião, o lounge da Turkish possui cinema, simulador de golf, biblioteca, salão de jogos, área de massagem, área de descanso e estações de todo o tipo de comida espalhadas pelos seus dois andares. O lounge é realmente uma experiência 5 estrelas antes do embarque.

 

20161021_071623
Uma das estações de doces do lounge

 

 

Classe Econômica

O tamanho do Boeing 777-300 ER, que faz a rota Istambul-São Paulo, também impressiona com seus 300 assentos na classe econômica. A configuração desta cabine é de 3-3-3, portanto há 3 assentos na janela do lado esquerdo da aeronave, 3 assentos no meio, e 3 assentos na janela do lado direito. Essa configuração é pouco atraente para quem gosta de viajar na janela, pois a saída para o banheiro se torna uma grande inconveniência, especialmente para quem viaja sozinho. Lembro de ter voado nesta mesma configuração sentado na janela em um voo noturno pela KLM de Nova York a Amsterdam. No meio da noite, com meus dois vizinhos em sono profundo, fui obrigado a pular as duas poltronas adjacentes para ir ao toilette tendo que fazer um verdadeiro malabarismo (tive que subir no meu assento e pisar no descanso de braço dos meus vizinhos para poder sair da prisão onde me encontrava). A volta ao assento após usar o banheiro não foi diferente.

Assentos apertados

Antes do embarque, verifiquei no site seat guru, que mostra a configuração de assentos de praticamente quase todos os voos de todas as companhias aéreas do mundo, que as três ultimas fileiras da classe econômica do voo da Turkish tem a configuração 2-3-2. Escolhi meu assento em uma dessas janelas e assim me livrei de ter que pular 2 passageiros para ir ao banheiro durante o voo, que é bastante longo (quase 14 horas). Porém, nada me preparou para a surpresa que tive ao encontrar meu assento. Aquela ideia de que “classe econômica não precisa ser sinônimo de aperto” se mostrou inversamente proporcional a sua realidade. O aperto das poltronas na classe econômica é real e sentido de imediato.

20161021_090014

Eu não chego a 1,70 m de altura e meus joelhos ficavam pressionados contra a poltrona da frente sem nem um centímetro de sobra. A minha sorte para poder enfrentar todo este aperto é que não houve passageiro sentado ao meu lado durante o voo, então pude usufruir do espaço extra nas laterais. Verificando o site skytrax com mais precisão, a Turkish fica de fora da lista das 10 companhias com melhores assentos na classe econômica.

Entretenimento e serviço de bordo

Passado o susto inicial do aperto das poltronas e do alívio em não ter um vizinho durante o voo, a Turkish oferece conforto em outros quesitos da sua classe econômica. Cada assento tem tomada e monitor individual, onde há uma grande variedade de canais de entretenimento on demand (onde cada passageiro inicia, pausa e termina o filme ou programa de sua escolha quando quiser).  O problema, mais uma vez, fica por conta da distância entre os assentos e os monitores.  Devido a sua proximidade, fica difícil assistir aos programas sem que o monitor fique rente aos olhos. No site seat guru há vários registros de passageiros reclamando exatamente dessa dificuldade e do desconforto do posicionamento dos assentos.

20161021_110236

Logo após a decolagem é oferecido um amenity kit semelhante aos oferecidos em classe executiva, com pantufas, meia, mascara, protetor labial, escova e pasta de dentes.

20161021_105918

O serviço de bordo é completo com open bar e duas opões de pratos quentes para o almoço. A comida não esbanja fartura, mas é justa e apropriada para a classe. O meu prato era composto de frango grelhado com arroz e legumes, acompanhado de uma pequena entrada, salada e sobremesa. Uma cesta com pães quentes foi oferecida logo após a entrega do prato quente.

20161021_111346

A Turkish é conhecida pela seriedade no quesito gastronomia e já recebeu vários prêmios por isso. Na sua classe executiva, por exemplo, mantém um chef a bordo, que assegura a uniformidade e qualidade dos pratos que são servidos aos passageiros premium. Na classe econômica, além do almoço, ficavam disponíveis sanduiches frios de queijo durante o voo.  Antes da aterrissagem em São Paulo foi oferecido um segundo serviço de bordo composto de massa, salada e sobremesa.

Nota final

A Turkish oferece boa qualidade de serviço no voo Istambul-Guarulhos mas peca pela falta de conforto em seus assentos. Tive a sorte de não ter companhia ao meu lado durante o voo ao Brasil, o que tornou tolerável as quase 14 horas no ar. Se tivesse vindo em outro assento, principalmente nos da janela, onde a configuração é de 3 assentos, tenho certeza de que a viagem teria sido muito desconfortável. Portanto, acho que a Turkish Airlines está próxima de ser uma das melhores companhias aéreas em classe econômica do mundo, mas somente após ajustar a configuração interna de sua aeronave, principalmente no longo voo ao Brasil, e oferecer um pouco mais de espaço aos seus passageiros.

 

20161021_090039

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, viajou por conta própria de Istambul a São Paulo (Guarulhos) pela Turkish Airlines em outubro de 2016. Fotos do autor.

 

 

 

 


5 comentários sobre “Turkish Airlines: Do seu Espaçoso Lounge em Istambul para o Aperto de Sua Classe Econômica

  1. Gus, apesar da falta de conforto por causa do pequeno espaço entre os assentos, este é de longe o mais chique voo que já vi !😜

  2. Tirando o desconforto das poltronas (agora você entende como uma sardinha fica dentro de uma lata rsrsrrsrs brincadeira) me pareceu que a viajar foi bem legal!

  3. Parabéns pelos comentários. Tudo muito real. De longe viajar na classe econômica da Turkish foi minha pior experiência de vôo internacional.Tenho trauma ao lembrar do sufoco de quase 14 horas literalmente socado dentro de um avião. Turkish Airlines nunca mais, prefiro fazer 3 conexões ou mais antes de entrar novamente nessa fria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s