Turkish Airlines: Do seu Espaçoso Lounge em Istambul para o Aperto de Sua Classe Econômica

A melhor companhia aérea da Europa e uma das melhores do mundo

Turkish Airlines, a companhia aérea Turca, hoje é a quarta maior companhia aérea do mundo com voos regulares para mais de 290 destinos. Desde 2011, a Turkish é considerada a melhor a companhia aérea da Europa de acordo com a empresa Skytrax (conceituada empresa de consultoria do Reino Unido que avalia todo o mercado de aviação), e em 2016 foi considerada a sétima melhor companhia aérea do mundo. Com voos que partem diariamente do aeroporto internacional de São Paulo em Guarulhos sem escalas para Istambul e Buenos Aires, a Turkish Airlines faz parte da Star Alliance, aliança de companhias aéreas que inclui a United Airlines, Lufthansa, Air CanadaAvianca entre outras.

20161021_070025

Classe Econômica

Tanto ouvi falar sobre a Turkish que decidi ser a hora de experimentar o seu voo non-stop de Istambul para Sao Paulo. O voo TK015 parte as 9:25 da manhã do aeroporto de Ataturk em Istambul e tem chegada em São Paulo (Guarulhos) por volta das 17:00. O site da companhia no Brasil afirma que “viajar na Classe Econômica não precisa ser sinônimo de aperto. Na Turkish Airlines, a distância entre as fileiras é de 78 cm, com reclinação de 7,5 polegadas.”  A minha experiência com a Turkish foi a seguinte:

 

20161021_090029
Cabine Econômica Boeing 777-300 ER Istambul-Guarulhos

 

Lounge 5 estrelas

Antes do embarque, obtive acesso ao departures lounge da companhia no aeroporto de Ataturk. Esta área é destinada a passageiros que voam em cabines premium, como a classe executiva, mas também inclui acesso a passageiros frequentes com status gold pela Star Alliance. O lounge tem dimensões impressionantes com seus 3.500 metros quadrados espalhados por dois andares e capacidade para 1000 pessoas.

 

20161021_070050
Mezanino principal do Lounge em Istambul Ataturk

 

Além das conveniências que são comuns em lounges de companhias aéreas pelo mundo como bebidas, snacks e Wi-Fi gratuitos, guarda-volumes, chuveiros e salas de reunião, o lounge da Turkish possui cinema, simulador de golf, biblioteca, salão de jogos, área de massagem, área de descanso e estações de todo o tipo de comida espalhadas pelos seus dois andares. O lounge é realmente uma experiência 5 estrelas antes do embarque.

 

20161021_071623
Uma das estações de doces do lounge

 

 

Classe Econômica

O tamanho do Boeing 777-300 ER, que faz a rota Istambul-São Paulo, também impressiona com seus 300 assentos na classe econômica. A configuração desta cabine é de 3-3-3, portanto há 3 assentos na janela do lado esquerdo da aeronave, 3 assentos no meio, e 3 assentos na janela do lado direito. Essa configuração é pouco atraente para quem gosta de viajar na janela, pois a saída para o banheiro se torna uma grande inconveniência, especialmente para quem viaja sozinho. Lembro de ter voado nesta mesma configuração sentado na janela em um voo noturno pela KLM de Nova York a Amsterdam. No meio da noite, com meus dois vizinhos em sono profundo, fui obrigado a pular as duas poltronas adjacentes para ir ao toilette tendo que fazer um verdadeiro malabarismo (tive que subir no meu assento e pisar no descanso de braço dos meus vizinhos para poder sair da prisão onde me encontrava). A volta ao assento após usar o banheiro não foi diferente.

Assentos apertados

Antes do embarque, verifiquei no site seat guru, que mostra a configuração de assentos de praticamente quase todos os voos de todas as companhias aéreas do mundo, que as três ultimas fileiras da classe econômica do voo da Turkish tem a configuração 2-3-2. Escolhi meu assento em uma dessas janelas e assim me livrei de ter que pular 2 passageiros para ir ao banheiro durante o voo, que é bastante longo (quase 14 horas). Porém, nada me preparou para a surpresa que tive ao encontrar meu assento. Aquela ideia de que “classe econômica não precisa ser sinônimo de aperto” se mostrou inversamente proporcional a sua realidade. O aperto das poltronas na classe econômica é real e sentido de imediato.

20161021_090014

Eu não chego a 1,70 m de altura e meus joelhos ficavam pressionados contra a poltrona da frente sem nem um centímetro de sobra. A minha sorte para poder enfrentar todo este aperto é que não houve passageiro sentado ao meu lado durante o voo, então pude usufruir do espaço extra nas laterais. Verificando o site skytrax com mais precisão, a Turkish fica de fora da lista das 10 companhias com melhores assentos na classe econômica.

Entretenimento e serviço de bordo

Passado o susto inicial do aperto das poltronas e do alívio em não ter um vizinho durante o voo, a Turkish oferece conforto em outros quesitos da sua classe econômica. Cada assento tem tomada e monitor individual, onde há uma grande variedade de canais de entretenimento on demand (onde cada passageiro inicia, pausa e termina o filme ou programa de sua escolha quando quiser).  O problema, mais uma vez, fica por conta da distância entre os assentos e os monitores.  Devido a sua proximidade, fica difícil assistir aos programas sem que o monitor fique rente aos olhos. No site seat guru há vários registros de passageiros reclamando exatamente dessa dificuldade e do desconforto do posicionamento dos assentos.

20161021_110236

Logo após a decolagem é oferecido um amenity kit semelhante aos oferecidos em classe executiva, com pantufas, meia, mascara, protetor labial, escova e pasta de dentes.

20161021_105918

O serviço de bordo é completo com open bar e duas opões de pratos quentes para o almoço. A comida não esbanja fartura, mas é justa e apropriada para a classe. O meu prato era composto de frango grelhado com arroz e legumes, acompanhado de uma pequena entrada, salada e sobremesa. Uma cesta com pães quentes foi oferecida logo após a entrega do prato quente.

20161021_111346

A Turkish é conhecida pela seriedade no quesito gastronomia e já recebeu vários prêmios por isso. Na sua classe executiva, por exemplo, mantém um chef a bordo, que assegura a uniformidade e qualidade dos pratos que são servidos aos passageiros premium. Na classe econômica, além do almoço, ficavam disponíveis sanduiches frios de queijo durante o voo.  Antes da aterrissagem em São Paulo foi oferecido um segundo serviço de bordo composto de massa, salada e sobremesa.

Nota final

A Turkish oferece boa qualidade de serviço no voo Istambul-Guarulhos mas peca pela falta de conforto em seus assentos. Tive a sorte de não ter companhia ao meu lado durante o voo ao Brasil, o que tornou tolerável as quase 14 horas no ar. Se tivesse vindo em outro assento, principalmente nos da janela, onde a configuração é de 3 assentos, tenho certeza de que a viagem teria sido muito desconfortável. Portanto, acho que a Turkish Airlines está próxima de ser uma das melhores companhias aéreas em classe econômica do mundo, mas somente após ajustar a configuração interna de sua aeronave, principalmente no longo voo ao Brasil, e oferecer um pouco mais de espaço aos seus passageiros.

 

20161021_090039

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, viajou por conta própria de Istambul a São Paulo (Guarulhos) pela Turkish Airlines em outubro de 2016. Fotos do autor.

 

 

 

 


3 comentários sobre “Turkish Airlines: Do seu Espaçoso Lounge em Istambul para o Aperto de Sua Classe Econômica

  1. Gus, apesar da falta de conforto por causa do pequeno espaço entre os assentos, este é de longe o mais chique voo que já vi !😜

  2. Tirando o desconforto das poltronas (agora você entende como uma sardinha fica dentro de uma lata rsrsrrsrs brincadeira) me pareceu que a viajar foi bem legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s