BATE-VOLTA com MICHELE KAFER GULTAN: A bela brasileira que sabe tudo sobre o melhor de Istambul

 

Tendo morado por anos nos Estados Unidos,  e com muitas passagens pela Europa e viagens ao redor do globo, a bela brasileira Michele Kafer Gultan mora há mais de 10 anos na Turquia. Michele hoje recepciona turistas do mundo inteiro na fascinante cidade de Istambul a frente de um serviço de concierge dos mais requisitados na cidade, o Turistambul. Michele é expert em lugares descolados, restaurantes estrelados e passeios tradicionais pelo centro histórico da cidade. Quando o assunto se trata de experiências impecáveis e com estilo, o nome de Michele é o primeiro da lista na única cidade onde a Europa e Ásia se fundem e se entrelaçam. Para Michele não existem pequenos pedidos, e sua delicadeza e conhecimento tornam qualquer visita a Istambul algo além de especial, mas sim inesquecível. Durante um leve e descontraído happy hour no hotel Intercontinental em Istambul Michele contou tudo sobre suas viagens, seus clientes brasileiros e seus segredos sobre a capital Turca em 10 perguntas e respostas no

BATE-VOLTA

com

MICHELE KAFER GULTAN

michele2

 

1- O melhor de Istambul

O Bósforo. Este é o único lugar do mundo onde um canal divide a Europa da Asia e ao mesmo tempo serve de transporte diário a uma cidade inteira.

2- O pior de Istambul

O trânsito e os taxistas. Aqui eles roubam, cheiram mal, são mal educados e ainda por cima fumam dentro do taxi. Um verdadeiro horror.

3- Aquilo que os brasileiros mais querem ver

Sem dúvida é a parte antiga da cidade, Sultanahmet. É la que encontram-se a Santa Sophia e a Mesquita Azul. São lugares lindos que sempre tenho prazer em revisitar.

4-  O que você evita fazer com brasileiros

Nossa, que pergunta boa! Eu evito comprar em lojas muito óbvias e que só enganam. E também evito levar turistas aos banhos turcos públicos da cidades, os chamados Hamman. A maioria dos hotéis da cidade oferecem serviços maravilhosos, então recomendo a experiência de um banho turco dentro da comodidade do próprio hotel. Além da conveniência, os hotéis acabam tendo uma estrutura muito melhor do que aquelas oferecidas nos banhos públicos da cidade.

5- Meu lugar preferido em Istambul

Por incrível que pareça é o Grand Bazaar. Claro que a Santa Sophia também está la junto aos meus lugares preferidos, mas o Grand Bazaar é exótico e ao mesmo tempo familiar. Conheço quase tudo ali por dentro e adoro fazer compras nesse lugar tão cheio de atrativos. Sei exatamente onde estão os bons e os maus lugares para se fazer compras, então nunca há aquele choque cultural quando levo alguém para fazer compras comigo.

6- Saudades do Brasil?

Muitas! Saudade da família, da comida e da energia que temos no Brasil. Adoro arroz, feijão, churrasco e essas coisas simples da nossa cozinha. Oh, saudades!

7- E aquilo que não sinto falta…

A violência. Parece cliché falar isso, mas aqui por exemplo eu nunca tranco a porta de casa. Já no Brasil…. A violência lá é algo que me deixa muito triste.

8- Fui mas não preciso voltar

Eu gosto tanto de viajar que essa é uma pergunta tão difícil! Mas para poder responder, o que me veio em mente agora foi o Marrocos. Achei tudo meio sujo quando visitei. Os cheiros também não foram dos mais agradáveis. Fui, vi, gostei, mas já ficou tudo para trás.

9- Lugar para conhecer no futuro

O Japão. Já fui a Ásia mas em lugares como a Índia e a Tailândia, mas preciso conhecer o Japão. É uma cultura totalmente diferente do que estamos acostumados e acho que seria tudo muito diferente por lá.

10- Quando você guia turistas, cansa visitar os mesmos lugares?

Algumas vezes sim, mas sempre a gente acaba encontrando um novo ângulo para uma visita repetida. Por exemplo, outro dia descobri um gato na Santa Sophia. Ele é um gato amarelo que vive lá dentro. Já ficou até um pouco famoso em postagens pelo Instagram e eu até tenho uma foto dele na minha galeria. E por isso a gente nunca cansa de verdade pois sempre há algo novo se procurarmos pelos detalhes que talvez estejam mais escondidos.

 

 

20161019_185304

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, entrevistou Michele durante sua última visita a Istambul, em outubro de 2016, no hotel Intercontinental. E como não poderia faltar no BATE-VOLTA, o melhor de viajar para Michele é “aquilo que a gente trás junto com a gente depois de uma viagem. É a volta para casa sempre com aquele algo a mais.”


2 comentários sobre “BATE-VOLTA com MICHELE KAFER GULTAN: A bela brasileira que sabe tudo sobre o melhor de Istambul

  1. Adorei as dicas de Michele. Irei levar em consideração quando for à Turquia. Espero que a situação política se apazigue logo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s