Petit Palais: O Pequeno Grande Palácio de Paris

For English click here

Com a quantidade e variedade de museus, monumentos e marcos arquitetônicos espalhados pela capital francesa, as vezes certos lugares acabam passando despercebidos aos roteiros turísticos de Paris. O Petit-Palais é um deles. Visito Paris quase que anualmente há mais de dez anos e nunca havia entrado neste misto de museu, palácio, jardim e restaurante. Se soubesse mais sobre este lugar encantador, certamente o teria visitado em todas as minhas vindas à cidade luz.

 

dscn6524

 

Construído em 1900 em frente ao Grand Palais, sua irmã de arquitetura grandiosa, o Petit Palais pode não ter a dimensão do prédio vizinho, mas nada deixa a desejar em beleza e harmonia em suas linhas clássicas. Em 1902 o Petit Palais tornou-se o Museu de Belas Artes da Cidade de Paris, e hoje sua coleção permanente fica aberta gratuitamente de terça a domingo.

 

dscn6554

 

Em destaque no acervo do museu estão trabalhos de Monet, Courbet, Fragonard, Fouquet, Gaugin, Manet, Rodin, entre outros. O museu, por ficar ofuscado pelos grandes nomes da cidade como Louvre ou D’Orsay, geralmente não fica cheio, portanto observar suas obras é um passeio agradável e relaxante.

 

dscn6546

 

E para uma pausa completa ao burburinho da cidade visite o café-restaurante aberto em frente ao belo jardim interno do palácio. Seja para um café, uma taça de vinho, um sanduiche ou um almoço completo, as opções são variadas e de boa relação custo-benefício. Saladas entre 8 e 10 Euros, prato do dia + sobremesa por 16, e taças de vinho variadas por 4 Euros cada são preços bem justos para um almoço em um palácio, não é mesmo?

 

dscn6541

 

Com entrada franca, o Petit Palais é uma pequena joia da arquitetura da Belle Époque francesa que vale a visita. Mesmo que apenas para descansar os sentidos de toda a informação que Paris transmite por todos o lados, uma pequena pausa neste pequeno grande palácio pode se tornar uma enorme e inesquecível descoberta.

 

dscn6547

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, visitou o Petit Palais em duas ocasiões em setembro de 2016 e em uma delas fez uma pausa para almoço.

 

 


3 comentários sobre “Petit Palais: O Pequeno Grande Palácio de Paris

  1. Incrível o lugar. Deu vontade de visitar, ! Achei super justo os valores no cafe do palácio, sem falar uma experiência agradável em frente ao jardim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s