Hospedagem em Casa no Airbnb.com

O Airbnb.com é um serviço de reservas online de quartos, apartamentos e casas que conecta locador e locatário de qualquer parte do mundo. Seja uma cama em um quarto compartilhado, seu próprio quarto com suíte, ou um apartamento inteiro, ou até mesmo uma casa completa e privativa, o airbnb.com tem opções para todos os gostos e bolsos.

dscn6198

A primeira vez que utilizei o site de reservas online foi para uma ida a Munique, na Baviera alemã a três anos atrás. Por algum motivo, todos os hotéis da cidade estavam praticamente lotados e os estabelecimentos com disponibilidade ofereciam somente valores exorbitantes. Munique é a cidade de grandes empresas alemãs como BMW e Mercedes, sendo muito comum haver congressos e feiras de negócios durante a maior parte do ano.

dscn6221

Como não me restavam muitas opções de alojamento, fui investigar pela primeira vez o site airbnb.com. Um leque de possibilidades de hospedagem se abriu online. Solicitei, para as datas que necessitava na cidade um apartamento individual, e coloquei os parâmetros de busca que me eram importantes: banheiro completo e individual, cozinha e apetrechos, e localização próxima ao centro histórico.  Logo após selecionar a melhor opção dentro da quantia que estava disposto a pagar, enviei o pedido de reserva ao dono de um studio reformado e completamente modernizado.

dscn6211

Os dados do cartão de crédito são inseridos no ato da solicitação de reserva.  Se o proprietário do imóvel aceitar a pedido, o montante final da estadia é debitado imediatamente.  Contudo, o proprietário só recebe o valor pago após o término da estadia, garantindo assim um final feliz para ambas as partes.

airbnbparis2

Nas cinco vezes em que utilizei o Airbnb.com não tive nenhum problema e tudo correu sem surpresas ou sustos.  Em Munich, ao final dos 3 dias de hospedagem, fui instruído pelo proprietário a bater a porta com as chaves dentro do apartamento, sem necessidade de inspeção final.  Achei incrível esse check-out a jato mas confesso que fiquei meio pasmo com esse excesso de confiança alemã.

dscn6194

Já nos Alpes franceses, o chalé que havia alugado passou por uma rápida inspeção no ato da entrega de chaves.  Portanto, todas as experiências, apesar de passarem por um processo padrão de negociação, são únicas no seu decorrer. No meu primeiro dia em Tel Aviv por exemplo, fui convidado pelo dono do apartamento, que habitava o andar de cima, a me juntar ao seu café da manhã como gesto de boas vindas e compartilhar histórias de viagem.  Em Puerto Vallarta tive contato com o proprietário somente na chegada e na partida, mas fiz amizade com vários canadenses na piscina do condomínio que eram turistas habituais ao México.  E, em Paris, pude juntar vários amigos e pessoas queridas sob o mesmo teto para juntos dividirmos um enorme apartamento de quatro suites próximo ao canal St. Martin do quartier Republique durante o verão de 2016.

dscn6200

Minha última experiência com o Airbnb.com, em 2017, não foi, mas está sendo perfeita. Após alugar por 1 semana um apartamento moderno, com duas suites equipadas e grande varanda debruçada sobre as margens do Lago italiano de Como durante o fim do verão europeu, foi hora de celebrar o início do outono 2017 em Paris. Aqui, na cidade luz, próximo ao Parc Monceau, aproveito cada manhã com um ‘petit-dejeuner’ sem pressa antes de sair para flanar pela cidade.

dscn6196

O Airbnb.com é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para quem quer se hospedar e saborear um pouco da vida local fora do âmbito turístico que uma hospedagem hoteleira proporciona.  Não que não ame ficar hospedado em hotéis, muito pelo contrário, mas o Airbnb.com pode oferecer algo complementar a uma viagem e, quem sabe, uma visão mais profunda ao modo de vida e alma de um local.

airbnbparis3

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, usa o site de reservas online Airbnb.com quando as opções de hospedagem em hotéis estão limitadas, ou quando viaja em grupo de amigos. O autor viajou por conta própria à Europa em 2017 utilizando o airbnb para hospedar-se na Itália e na França. Fotos do autor em sua hospedagem pelo Airbnb em Paris.


3 comentários sobre “Hospedagem em Casa no Airbnb.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s