Tentar condensar em uma única lista o melhor de Nova York é missão impossível. A cidade, principalmente a “ilha-bairro” de Manhattan, oferece infinitas opções de lazer, gastronomia, entretenimento e turismo. É possível que 1 semana inteira pela cidade seja tempo limitado e apertado para visitar tudo o que a cidade oferece. Com tanto para se ver e fazer pela cidade, o mais difícil talvez não seja escolher aonde ir mas sim o que fazer para não declarar falência ao visitar NY.
Hotéis entre os mais caros do mundo, metrô com bilhete válido por 2 horas a 3 dólares, fatia de pizza a 5 dólares, e a maioria dos seus museus e monumentos com entradas custando 25 dólares não facilitam muito a vida de qualquer viajante. Por isso aqui vai uma pequena lista pessoal de onde ir em Manhattan e se divertir sem ter que declarar falência, e ainda ter dinheiro sobrando para fazer algumas compras. Pois o que seria de uma ida a NY sem voltar para a casa com algumas comprinhas não é mesmo?
Central Park
Caminhar pela maior área verde da cidade é um passeio imperdível e não custa nada. Com início na rua 59, o parque se estende por milhas e milhas e tem inúmeros pontos de interesse. Grandes campos gramados, lagos, esculturas, jardins e trilhas fazem deste parque um destino fascinante e inesquecível. Basta ter disposição para caminhar e você logo se sentirá em um dos inúmeros filmes que certamente já assistiu passados aqui. E qualquer época do ano, seja verão, primavera, outono ou inverno, tem seu charme e seu valor para um passeio cinematográfico pelo parque.
Times Square
Área central de Manhattan onde se concentram grandes hotéis e dezenas de teatros, a Times Square é famosa por abrigar shows espetaculares da Broadway, nome da avenida que cruza esta parte da cidade em meio a luzes intensas de neon e de led. Assistir a um show da Broadway não custará barato, mas caminhar por todo o agito e se sentar na escadaria vermelha ao final da “praça” para admirar o cenário e a multidão não custa absolutamente nada e é diversão mais do que garantida.
Downtown
A ponta final da ilha de Manhattan, área chamada de downtown, é famosa por abrigar o centro financeiro de Wall Street e ter possivelmente um dos visuais mais estonteantes de toda a cidade. De um lado avista-se a grande dama de cobre, presente da França aos EUA, a Estátua da Liberdade. Do outro lado, após uma breve caminhada, avista-se a ponte do Brooklyn, e de lá é possível ter uma visão completa de todo o centro financeiro. E é também nesta área onde se encontra uma das peças de arte pública de maior impacto já concebidas até hoje: o Memorial ao 11 de Setembro. Duas grandes cascatas caindo por dentro de dois grandes buracos nos espaços onde se encontravam as Torres Gêmeas marcam a tragédia dos ataques terroristas do dia 11 de setembro de 2001.
Museu Metropolitan
MOMA, Guggenheim, Whitney, Frick e Metropolitan são alguns dos famosos museus espalhados pela cidade. Todos eles são excelentes e cada um deles geralmente cobra uma entrada de 25 dólares por pessoa. De todos, o maior e também um dos mais impressionantes em todo o mundo é o museu Metropolitan, cravado em plena 5th Avenue e dentro dos limites do Central Park. Impressionismo, mobiliário, armaduras medievais, esculturas greco-romanas e templos egípcios são algumas das atrações deste fascinante museu. Mas talvez o mais fascinante seja o preço de sua entrada. Os 25 dólares sugeridos não são mandatórios. No guichê de entrada você paga somente aquilo que estiver dentro dos seus limites. A entrada é uma doação ao museu, então doe a quantia que puder.
High Line
Nova York revitalizou por completo uma extensa área degradada da cidade quando reaproveitou uma extensa linha férrea abandonada para criar quilômetros de jardins suspensos. A chamada High Line, que vai desde a rua 14 ate a 34, tem além de seus jardins suspensos, vistas do cidade, do rio Hudson e também do que há de mais moderno em arquitetura. Qualquer época do ano vale a caminhada por cima da cidade, mas note que suas entradas se fecham durante a noite para reabrir as 7 da manhã. A entrada é sempre gratuita.
Nova York é um lugar incrível e a energia dessa cidade que nunca para pode ser sentida sem que isso custe muito. Visite a “grande maçã” e leve de volta para a casa experiências que durarão uma eternidade. E com um roteiro cuidadoso, você ainda vai ter espaço sobrando no seu bolso para também levar de volta a casa algumas inesquecíveis comprinhas.
Gus Dantas, publisher gusdantaslife, visitou Nova York por conta própria em agosto de 2016. Fotos do autor.
Adorei!!! Excelente matéria!!!
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado!
Saudades de NY com vc!!!!!
Que tal voltar?
Que maximooo to vendo que vou conseguir economizar em NY 😍
Sem duvidas todos lugares imperdiveis e lindos!!!!
Adorei a matéria! NY é certamente um dos destinos mais incríveis do mundo!