Um Dia em Praga

For English click here

Praga, a capital da República Tcheca, uma das maiores cidades da Europa central, é também uma das cidades mais ricas em atrações culturais e pontos históricos de todo o velho mundo. Capital histórica da antiga região da Boêmia, Praga sobreviveu a toda a destruição e violência que atingiu a Europa durante o século XX. Por isso hoje Praga faz parte da lista de cidades que são consideradas Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

 

 

Situada às margens do rio Vlatva, Praga tem uma infinidade de atrações culturais como museus, teatros e galerias. Seus imponentes marcos arquitetônicos incluem o Castelo de Praga, a Ponte de Charles, a antiga Praça Central, o relógio astronômico, e o morro de Vysehrad.

 

 

O site Tripadvisor lista Praga como o sexto melhor lugar para se visitar em todo o mundo e é a cidade mais visitada na Europa após Londres, Paris, Roma e Istambul. Um dia visitando Praga é o mesmo que passear por uma aula viva sobre a cultura europeia e seus estilos arquitetônicos. Já que pouco sofreu com os bombardeios de guerra, suas estruturas continuam intactas e mostram uma coleção de estilos que vão desde o Romanesco ao Gótico, do Renascentista ao Barroco, e da Arte Nouveau ao Neoclássico.

 

 

Meu dia em Praga começou pegando o eficiente trem elétrico (barato e silencioso), saindo da parte nova de Praga, onde estava hospedado (Nove Mesto), até o Castelo de Praga, do outro lado do rio Vlatva, na parte alta da cidade (Malá Strana).

 

 

A área do Castelo de Praga é uma verdadeira viagem ao passado. Caminhar pelos jardins do antigo Palácio dos reis da Boêmia que hoje é a residência oficial do Presidente da República, é um belo início, pois não custa nada e oferece uma visão fantástica da Catedral Gótica de St. Vitus.

 

 

Visitar o interior da Catedral fundada em 1344 também é gratuito, e a riqueza de detalhes impressiona. São dezenas de vitrais, lustres e gargoyles, bem como uma capela toda revestida em ouro.

 

 

Descendo pelas escadarias medievais de Malá Strana é fácil chegar à famosa Ponte de Charles, e assim cruzar o rio Vlatva em meio a artistas, artesãos e, claro, muitos e muitos turistas. Mesmo cheia, a ponte é um passeio imperdível. Dalí o visual da cidade se descortina por completo e é fácil entender porque Praga é considerada uma das mais belas cidades do mundo.

 

 

Praga tem uma infinidade de lugares a visitar, mas qualquer passeio pela cidade não pode deixar de incluir uma ida à antiga Praça Central onde o Relógio astronômico da cidade continua a marcar as horas desde 1410.

 

 

Praga é uma cidade onde três dias de visita são facilmente preenchidos com seus vários pontos turísticos. Portanto, um dia em Praga pode ser um pouco apertado para poder visitar a cidade com calma. Como já havia estado em Praga anos atrás, desta vez fui conhecer o chamado berço da cidade em Vysehrad, na área de Nove Mesto, próximo de onde estava hospedado. Existe a lenda de que o primeiro povoado da cidade por lá se instalou, e hoje Vysehrad abriga o antigo cemitério, a Basílica de São Pedro e São Paulo, e uma pacata área verde cheia de vinhedos e vista parnorâmica do rio Vlatva e da cidade antiga.

 

 

Em termos de hospedagem recomendo o Hotel Park Inn Prague em Praga 2, Nove Mesto, na parte nova da cidade. O hotel é um antigo palácio restaurado em uma área residencial ao lado de Vysehrad. Além das comodidades de um bom hotel de 4 estrelas como cama confortável, lençóis de qualidade e chuveiro potente, o Park Inn tem todas as amenidades standard como cofre, televisão de tela plana, frigobar e cafeteira em seus quartos. Mas o melhor de tudo é o seu maravilhoso terraço, ao lado da espaçosa academia na cobertura. Este é o lugar perfeito para tardes inesquecíveis relaxando em uma de suas espreguiçadeiras admirando a bela vista da cidade .

 

 

Com toda sua beleza e riqueza cultural e arquitetônica é fácil entender porque Praga é Patrimônio da Humanidade e um destino imperdível do Velho Mundo.

 

RSCN4568

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, viajou por conta própria a Praga em julho de 2016. Essa é sua segunda visita a cidade. Tradução e fotos do autor.

 

 


8 comentários sobre “Um Dia em Praga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s