Roteiro para Porto: Guia Prático das Melhores Atrações da Segunda Maior Cidade Portuguesa

Confesso que tinha uma impressão completamente errada do que encontrar em Porto. Sempre tive curiosidade em conhecer a segunda maior cidade portuguesa e que hoje é patrimônio da humanidade pela Unesco devido ao seu legado arquitetônico.  A cidade sempre me foi descrita como tendo um centro medieval escuro e frio. Só que o que encontrei foi algo diferente daquilo que pairava na minha imaginação medieval. Fui recebido por uma cidade alegre, cheia de luz e sol, e vibrando em pleno verão europeu.

Porto tem muitas atrações mas, devido ao seu compacto centro histórico, é possível ver todos os highlights da cidade em um dia de passeios.  Orientar-se é bem simples devido ao rio Douro que corta a cidade. Andar ladeira abaixo inevitavelmente o trará as margens do rio. Já caminhar ladeira acima o levará ao centro histórico.

Comecei meu passeio pela bela Igreja da Sé, ponto mais próximo do hotel Vila Galé, onde fiquei hospedado.  Do pátio exterior da igreja, descortina-se uma visão panorâmica do Douro e do centro histórico. Já do seu interior, o esplendor do barroco português reluz no ouro de seus altares.

Descendo as estreitas ruas medievais em direção às margens do rio é possível caminhar ao longo da água até o Palácio de Cristal.  Mais um parque do que um palácio, seus jardins criam uma atmosfera tranquila de onde descansar em paz, e obter novos ângulos das inúmeras pontes da cidade, é mais do que garantido.

De volta às ladeiras acima, a estação de trem São Bento merece uma parada, assim como o Palácio da Bolsa. A estação de trem era um antigo monastério que desde 1900 funciona para chegadas e partidas de trem à cidade. Já o neoclássico Palácio da Bolsa, sede da associação de comercio da cidade, brilha em ouro e madeira de lei dentro do seu requintado interior.

Para completar o passeio a cidade com um pouco de compras, a rua de pedestres Santa Catarina abriga várias marcas européias como Zara, SpringfieldPull&Bear.  Cafés estão por toda parte quando o cansaço, ou a fome, bater.

Caminhar pelas ruas da cidade e ir descobrindo seus monumentos sem pressa é o principal, e também o mais gostoso, de uma visita a Porto. Compacta, bela e cheia de atrativos, Porto é um prato cheio para turistas do Brasil e do mundo que se aventuram a descobrir a segunda maior cidade portuguesa.

 

Fotos por Gus Dantas.

 

RSCN2927

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, fez de Porto sua porta de entrada para uma visita a Europa em 2016.

 

 


7 comentários sobre “Roteiro para Porto: Guia Prático das Melhores Atrações da Segunda Maior Cidade Portuguesa

  1. Viajo junto contigo!
    Onde quer que você vá.

    Um dia estarei junto de ti pra conhecer mais do que uma simples viagem

    👬🙏🏼🍀🙏🏼

  2. A cada nova postagem, aumenta minha vontade de conhecer o mundo. Enquanto isso não acontece, vou conhecendo-o através de seus olhos, de suas imagens e de suas belas palavras…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s