Inverno na Costa do Sol: Férias em Búzios, Cabo Frio ou Arraial do Cabo?

O litoral norte do Rio de Janeiro, conhecido como Costa do Sol, é um ótimo lugar para quem quer dar uma fugida dos dias frios no inverno brasileiro.  Não que tenhamos invernos rigorosos na maior parte do Brasil, aliás pelo contrário.  Mas como o nome indica, a Costa do Sol cumpre bem o seu papel em oferecer invernos ensolarados devido ao seu baixo índice pluviométrico de apenas 750 mm anuais, o mais baixo de todo o estado do Rio de Janeiro.

IMG_20160424_065931
Praia de Geribá, Búzios

Abrangendo 13 municipios, a Costa do Sol é marcada pelo turismo e pela indústria do sal.  Armação dos Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo são as estrelas da região e apesar de estarem localizadas bem próximas entre sí, apresentam grande diversidade em suas paisagens e atrações.

2014-2 034
Praia Brava, Búzios

Búzios, emancipada do municipio de Cabo Frio em 1995, é a St Tropez brasileira com seu charme Mediterrâneo e sua fama internacional desde a década de 60, quando a atriz fancesa Brigitte Bardot fez do balneário seu refúgio de férias.  Além de grande diversidade entre suas 23 praias, Búzios oferece uma gama de opções gastronômicas e de hospedagem por toda a extensão de sua península.

DSCN2479
Praia das Dunas, Cabo Frio

Cabo Frio, coração urbano e centro político-administrativo de toda a região, oferece não somente águas claras e dias de sol, mas também um pouco da história Fluminense por ser uma das mais antigas cidades brasileiras.  Fundada em 1615, Cabo Frio tem ao fim de sua orla o antigo Forte de São Mateus do Cabo Frio, construído ente 1616 e 1620.  Além de história e praias de águas transparentes, a  cidade também é conhecida por suas dunas de areia localizadas próximas ao centro.

DSCN2344
Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

Arraial do Cabo, apesar de sofrer com o crescimento desorganizado em seu centro urbano, é conhecida como a ‘capital do mergulho’ devido a transparência de suas águas e sua abundande fauna marinha. Suas areias finas e brancas realçam a beleza do mar e passeios de barco levam turistas a praias protegidas como as do Pontal do Atalaia, Gruta Azul e Ilha do Farol.  Para amantes de trilhas, Arraial tem várias, e todas levando a mirantes com visual panorâmico des suas praias e encostas.

20160226_154122
Praia da Foca, Búzios

Oferecendo dias ensolarados e belas paisagens praianas, o inverno na Costa do Sol é uma boa opção de férias. Seja Búzios, Cabo Frio ou Arraial do Cabo, ou uma combinação que inclua todos os três municípios, a Costa do Sol dificilmente irá desapontar seus visitantes.

 

 

Gus Tucuns Ago 2014 236a

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, capixaba adotado pelo Rio, é apaixonado pela Costa do Sol, e vive em Búzios.


9 comentários sobre “Inverno na Costa do Sol: Férias em Búzios, Cabo Frio ou Arraial do Cabo?

  1. Ótima materia. Adoro os 3 lugares. Pena que Barra de São João, que fica a apenas 15 min da entrada de Buzios, não seja tão conhecido. A Beira Rio é um charme e ideal para picnics, além da Prainha, onde o encontro do rio com o mar é mágico. Você está convidados simples a vir conhecer.

  2. Viajar… Um dos melhores sentimentos que sinto é esse. Arrumar as malas, fazer planos, traçar rotas e se jogar numa aventura. Há uns meses atrás, quando comecei a acompanhar tanto como o blog mas como o Facebook do Gus venho tendo essa sensação, viajar, conhecer novas culturas e localizações, porém, sem sair de casa, apenas olhando fotos e lendo post’s, que me fazem usar a imaginação e curtir o ”momento” daquela foto. Obrigado Gus por me proporcionar isso e há muitos outros leitores. Você realmente é uma inspiração ❤ Te desejo tudo de melhor! Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s