Onde Passear, Comer e Dormir com seu Cão: Dicas ‘Dog Friendly’ pelo Rio

Para quem tem um cãozinho companheiro, sabe como as vezes é difícil poder fazer um passeio que aceite a sua companhia junto ao seu estimado companheiro canino.  Muitos lugares no Brasil ainda torcem o nariz quando veem alguém acompanhado do seu animal de estimação.  Lembro que a primeira vez que fui a Paris, no início dos anos 90, fiquei impressionado com a quantidade de cãezinhos em praticamente todos os cafés e restaurantes onde visitei pela cidade. O conceito ‘dog friendly’ (aquele que dá as boas vindas ao seu cão e é ‘amigável’ a ele) é comum há anos na Europa e nos Estados Unidos.

 

20160620_135329
Max, daschund comportado a mesa do Aloha

 

Aos poucos o conceito de boas vindas a animais de pequeno porte em estabelecimentos pelo Brasil vem ganhando espaço. A convite dos amigos Eduardo Vicentini e Adriano Yedo, levei meu cãozinho Max para passar uma noite no Solar do Alto, casarão despojado no início do Alto da Boa Vista, porta de entrada para a subida a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro.

 

20160619_153538
Saleta que leva aos quartos do Solar do Alto

 

Com 5 suítes dog friendly, o Solar do Alto dá as boas vindas a cães de pequeno porte e seus respectivos donos.  Todos os quartos tem decoração individual com peças garimpadas em feiras de antiguidade da cidade e cuidadosamente reformadas pelos proprietários.  Ainda em clima de soft opening e fase final de adaptação, o Solar do Alto, promete um espaço amistoso e com muita alegria para quem quer passar o dia em meio a bela piscina e jardins da casa, e poder a noite dormir ao lado do seu companheirinho. Max aprovou a experiência!

 

 

O Solar do Alto fica bem próximo a entrada da Barra da Tijuca onde o metrô da cidade está prestes a chegar. Nesta parte da Barra da Tijuca, chamada de Jardim Oceânico, passear com o seu cão é uma atividade prazerosa pois paira um clima de bairro de cidade pequena tanto na orla quanto por dentro de suas ruas tranquilas.  É por ali que ficam o famoso quiosque do Pepê e o quebra mar do canal da Barra .

 

 

Quando a fome bate, também é possível comer ao lado do seu cão, ao melhor estilo parisiense de ser.  Enquanto passeávamos pela avenida da praia, simpáticas garçonetes na área externa de um restaurante nos convidaram a entrar e conhecer o cardápio do Aloha.  Para nossa surpresa o almoço foi uma delícia.  Me servi do pequeno mas cuidadoso buffet na área interna do restaurante, enquanto Max ficou do lado de fora sendo bem cuidado pela sorridente garçonete.  Com o conceito de comida saudável, que aliás é o meu estilo de restaurante, provei e aprovei o strogonoff de soja, arroz integral, quiches e saladas. O suco verde (a parte), acompanhou muito bem os pratos, e a salada de frutas (inclusa no buffet), fechou o almoço do jeito que gosto: doce e leve.

 

Mas uma dica importante: se o seu bichinho costuma latir incessantemente ao ver outros animais, ou se não se comporta diante de estranhos, entenda que pode ser difícil a outros em volta lidar com tais situações estressantes. Antes de sair com seu cão para hotéis e restaurantes dog friendly, certifique-se do seu comportamento e evite constrangimentos.  Mas se seu pet é tranquilo e educado, não deixe de visitar o Solar do Alto e o Aloha. Você e seu cão certamente irão passar belos momentos juntos.

20160620_113842
Com Lubi e Shanti, residentes do Solar do Alto

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, hospedou-se no Solar do Alto a convite dos proprietários Eduardo Vicentini e Adriano Yedo em junho de 2016 e descobriu o restaurante Aloha, cozinha saudável, por conta própria, enquanto passeava com seu cãozinho Max pela orla do Jardim Oceânico, no início da Barra da Tijuca.


10 comentários sobre “Onde Passear, Comer e Dormir com seu Cão: Dicas ‘Dog Friendly’ pelo Rio

  1. Dois lugares q amo e certa mente vou indicar a todos os amantes dos Pets como eu.
    Adorei a materia amigo. Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s