Monterrey: Cultura e Aventura no Norte do México

A cosmopolita cidade de Monterrey, situada ao norte do México, fica próxima a fronteira com os Estados Unidos. É a terceira maior cidade do país e a capital do estado de Nuevo Leon.  Monterrey abriga muitas indústrias e seu turismo tende a se concentrar mais em torno do mundo dos negócios do que o turismo de lazer.  Contudo, aos que se aventuram a descobrir essa porção um tanto remota do México, e fora das rotas de grande fluxo turístico mexicanos, se surpreenderão.  Monterrey tem uma vasta cena cultural, belas edificações que traçam a história local e muita aventura e natureza no parque natural La Huasteca.

20160315_151932
Centro de Monterrey

 

Descobri Monterrey por acaso, já que meu voo entre Puerto Vallarta e Cancún fazia uma parada na cidade para troca de aeronave.  Ao invés de simplesmente continuar de imediato a viagem a Cancún, resolvi de antemão passar algumas noites na cidade e assim fugir um pouco das rotas óbvias de turismo no México.

20160315_143141
Catedral de Monterrey

 

O roteiro cultural da cidade é bastante diverso e preenche bem um ou dois dias pela cidade.  São vários museus, instituições culturais e prédios históricos espalhados pela cidade (a cidade foi fundada em 1596), sendo que a maior parte deles fica localizado em uma área relativamente pequena do centro chamada de macroplaza.

20160315_153357
Macroplaza

 

O macroplaza é um zona de pedestres que liga várias quadras da cidade por entre fontes, estátuas, jardins e muitos monumentos e museus.  A catedral de Monterrey, o Museu de História da cidade, o Museu de Arte Contemporânea e o antigo Palácio do Governador estão todos conectados pelo macroplaza.

20160315_125654
Museu de Arte Contemporânea

 

Para um bom almoço na área, vale a pena ir ao restaurante do MARCO, Museu de Arte Contemporânea.  Seu restaurante principal tem sabores mexicanos de sobra para degustação no  extenso buffet diário.  Os atenciosos garçons demonstram ter toda a paciência para explicar os ingredientes e elaboração de cada prato, que muitas vezes são incógnitas aos olhos e paladares brasileiros. Por exemplo, havia um refogado in brodo irreconhecível. O prato era na verdade feito de partes de flores de uma palmeira mexicana, servidas como se fossem legumes, envoltas em molho de tomate.  Os sabores eram complexos e delicados. E a bebida do dia, também inclusa no valor do buffet ($250 pesos ou aproximadamente 13 dólares), se chamava Água de Jamaica, e era um tipo de infusão gelada de flor de hibisco.

20160315_131945
Restaurante do MARCO

 

E, a poucos minutos do centro da cidade, a natureza estonteante do parque ecológico La Huasteca faz uma visita a Monterrey tornar-se um passeio imperdível.  Suas escarpas e montanhas desérticas que ultrapassam os 2 mil metros de altitude são procuradas por montanhistas para rapel e esportes de aventura.  Ha trilhas de diversos níveis de dificuldade espalhadas pelo parque e nos fins de semana La Huasteca é destino de famílias mexicanas que buscam escapar da rotina da cidade para uma caminhada no silêncio das montanhas ou um pique nique em meio a natureza.

Cultura, história, boa comida e paisagens marcantes aguardam o turista que se aventura a conhecer Monterrey. Fugindo de roteiros óbvios e experimentando cantos Mexicanos pouco visitados, a terceira maior cidade mexicana tem muito a oferecer, especialmente a quem busca turismo de qualidade.

 

 

20160316_105356

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, viajou ao México em março de 2016. Durante a viagem, por conta própria, visitou as cidades de Monterrey, Puerto Vallarta, Cancún e Cidade do México. Fotos do autor.

 


2 comentários sobre “Monterrey: Cultura e Aventura no Norte do México

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s