Puerto Vallarta: Como Funciona um Resort All-Inclusive na Riviera Nayarit

Pela primeira vez em meus vinte e poucos anos de viagens pelo mundo resolvi experimentar ficar hospedado em um All-Inclusive Resort.  Neste sistema, absolutamente tudo está incluso na diária, desde as múltiplas refeições do acordar ao lanche da madrugada, até bebidas, atividades recreativas e gorjetas.  Atenção, pois nem todos os resorts com sistema all-inclusive funcionam de forma a incluir realmente tudo.  Por exemplo, muitos resorts all-inclusive cobram itens de consumo a parte, principalmente quando se referem ao consumo de bebidas alcoólicas.

20160312_182917
Vista do resort da cobertura

No meu caso, aproveitei a desvalorização da moeda mexicana e parti para a costa do Pacífico a experimentar um resort em frente a praia e com sistema onde absolutamente tudo estaria incluído na tarifa.  Depois de muita pesquisa, fisguei a promoção imperdível de US$89.00 para 1 pessoa em quarto duplo com uso individual no Hotel Plaza Pelicano Grand Beach Resort na cidade de Puerto Vallarta, Costa central do Pacífico mexicano chamada de Riviera Nayarit.

20160310_173411
Jardins

Já havia visitado Puerto Vallarta em uma ocasião a alguns anos atrás.  Na minha visita anterior havia conhecido bem os principais pontos turísticos da região, então tomei a decisão de desta vez não me preocupar em ter que deixar o resort para fazer passeios. Na verdade, passei três dias desfrutando da gama de opções que o resort oferecia.

20160310_180120
Camas longe

Meus dias no resort se iniciavam com um cafe rápido feito na mini cozinha do quarto para despertar e aguardar o nascer do sol.  Devido a posição da cidade aos pés das montanhas de Jalisco, o dia demora a clarear no início de março, pois o sol tem que atravessar as montanhas até despontar no céu e então iluminar a cidade.  O sol da Riviera Nayarit nasce por detrás das montanhas e se põe ao fim do dia no horizonte do Oceano Pacífico.  Alias é um verdadeiro espetáculo observar o sol descer e desaparecer na linha do horizonte pelo mar abaixo.

20160312_190011
Pacific Sunset

No sistema all-inclusive do Hotel Plaza Pelicano, o café da manhã propriamente dito se iniciava as 7:00, mas jarras de café fresco ficavam disponíveis nos terraços em volta da piscina e no lobby.  A academia bem equipada, algo fundamental na minha escolha de hotéis, sempre tinha movimento logo ao abrir pela manhã para todos os fitness aficionados como eu.  Na sala ao lado da academia, encontrei talvez o único serviço não incluso: a sala de massagens terceirizada.

20160312_182834
Riviera Nayarit

O “desayuno” do resort era sempre servido no salão principal em frente a piscina sob o tradicional sistema de buffet.  Alas de frutas, pães, frios e pratos quentes se dividiam ao longo do restaurante onde também havia uma estacão de ovos e omeletes feitos a gosto. Já o “almuerzo” era servido tanto no salão principal em estilo buffet, ou nos bares e “palapas” (choupanas com teto de palha) em volta da piscina com opções de quesadillas, fajitas e sanduíches feitos na hora. Tudo isso, claro, oferecido junto aos mais variados drinks e bebidas. No jantar, além do costumeiro buffet principal, havia duas outras opções em restaurantes gourmet à la carte mediante reserva. Experimentei o mais intimista deles. Apesar do ambiente refinado e da seleção de pratos mexicanos contemporâneos, não repeti a experiencia por estar viajando sozinho.  Além do mais, o serviço do buffet principal era sempre completo e variado, trazendo novas e boas seleções mexicanas e internacionais todas as noites que não senti necessidade de mudança.

20160312_141719
Seleções do buffet

Geralmente, em resorts all-inclusive, pulseiras são colocadas nos pulsos dos hóspedes para identificá-los, e as mesmas não devem ser retiradas até o momento do check out.  As pulseiras são o passe livre pelo resort e a sua perda ou retirada geralmente acarreta um custo, as vezes bem alto.  Ao final da minha estadia precisei ficar algumas horas no resort apos o horário do check out. Já sem pulseira, senti que todos os privilégios haviam sido arrancados de mim, e nem um drink sequer era mais possível.  Programe-se!

20160310_193007
Seleções a la carte

Para quem quer descansar e não se preocupar onde, quando, e o quê comer, os resorts all-inclusive são uma ótima opção.  Porém, sinto que há uma tendência em comer e beber além da conta.  Sem prestar muita atenção, ainda mesmerizado com a beleza do local no ato da minha chegada, acabei me excedendo no primeiro dia de estadia.  Foram muitas calorias além da cota e um volume de ingestão alcoólica constante durante todo o dia.  Bastou ter falado ao primeiro garçon do resort que veio me atender que gostava de vinho branco gelado, que meu copo se manteve cheio e pelas bordas por quase que todo o tempo.  Era um tal de “permisso señor” sem trégua para deixar meu copo transbordando.  Ao fim do dia, o lindo por do sol no Pacifico acabou ficando rodeado de estrelas mais cedo do que o normal.  Essas estrelas, que aliás ainda estavam longe de despontar no céu, brilhavam e giravam muito alegremente, só que dentro e ao redor da minha cabeça.

20160310_173749
Vendo estrelas diurnas

Em suma, o sistema all-inclusive pode ser uma  ótima opção para famílias, casais e grupos de amigos que preferem relaxar e aproveitar as facilidades oferecidas pelo local da hospedagem. Contudo, as tentações e os excessos são constantes, portanto se entregue e renda-se a eles somente se o lema das férias for o de relaxar num dolce far niente sem culpa nenhuma.

 

 

20160310_173930

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, viajou para o México em março de 2016 e hospedou-se por conta própria por três noites no Plaza Pelicano Grand Beach Resort sob regime all-inclusive. Fotos do autor.

 


6 comentários sobre “Puerto Vallarta: Como Funciona um Resort All-Inclusive na Riviera Nayarit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s