São Paulo Stopover: Negócios e Lazer no Itaim Bibi para Quem Não Tem Tempo a Perder

Você sabia que o Itaim Bibi não é um bairro mas sim um distrito da mega cidade de São Paulo? Eu não sabia. Centro de grandes empresas como as gigantes Google, Nestlé, Microsoft, Samsung, o Itaim Bibi engloba os bairros do Brooklin e da Vila Olímpia, na Zona Oeste de São Paulo. O nobre distrito fica relativamente próximo ao aeroporto de Congonhas e no transporte aos hotéis da região há varias intervenções arquitetônicas que já são marcos na cidade, como a ponte Octavio Frias de Oliveira e o Centro Empresarial Nações Unidas.

 

image
Arquitetura contemporânea

O nome Itaim Bibi refere-se a antiga chácara do Itahy, que na língua indígena significa pequena pedra.  Hoje em dia, seu passado de chácara tem pouca semelhança aos grandes prédios espelhados de escritórios e hotéis, suas largas avenidas e suas múltiplas opções de entretenimento e gastronomia.

 

image
Arquitetura contemporânea

Pela primeira vez, atraído pela localização e pela hospedagem no Hotel Radisson Blu, cadeia que sou fã assumido ao redor do mundo, resolvi me hospedar no distrito do Itaim.  O hotel me posicionou a uma quadra da Av. Faria Lima, duas quadras da Av. Nações Unidas, às margens do Rio Pinheiros, e em frente a Av. Cidade Jardim, que em poucas quadras cai na Av. 9 de Julho. Para quem conhece São Paulo sabe que essas vias são artérias que cruzam e cortam a cidade e em muito facilitam o acesso a qualquer ponto de São Paulo. O metrô não fica na porta, mas em menos de 20 minutos a pé chega-se facilmente a estação Faria Lima, linha 4 do metrô.

 

image
Shopping Iguatemi

A quantidade de opções de entretenimento e hospedagem de padrão elevado no Itaim impressionam. Shopping centers como o Iguatemi, que é o mais antigo shopping em operação do Brasil (inaugurado em 1966), e o JK Iguatemi, aberto em 2012, não ficam muito distantes um do outro, e têm lojas exclusivas como Bottega Veneta, Saint Laurent, Prada, Versace, entre outras. Hotéis renomados e de categoria luxo como Hilton, Blue Tree e Radisson Blu, garantem o padrão elevado na hospedagem.

 

image
Vista noturna do Hotel Radisson Blu São Paulo

Em se tratando de gastronomia o distrito é repleto de opções. Para quem come carne, há o tradicional Rubayat. Para um café estiloso acompanhado de sobremesas da casa, o Octavio café comanda a cena. Para dezenas de combinações de chás e cardápio fit ao som de jazz, a opção marcante é o The Gourmet Tea. E para comprar e degustar dezenas de produtos nacionais e importados, há o Eataly, complexo de restaurantes e mercado sofisticado com filiais ao redor do mundo.

 

image
Eataly

 

E para se fazer uma viagem no tempo, vale muito a pena visitar o Museu da Casa Brasileira. O palacete do século passado resgata o modo de vida da rica família Crespi Prado, que o habitou durante anos. Mas mais do que o retrato de uma família abastada, o museu traça o perfil de toda uma era na cidade de São Paulo através de imagens, fotografias e  peças  de mobiliário. Com concertos gratuitos aos domingos, o museu abre de terça a domingo das 10 às 18. O restaurante Santinho, com vista para o jardim do palacete, oferece pratos e drinques bacanas para completar o passeio cultural com boa gastronomia.

 

 

image
Museu da Casa Brasileira

O distrito do Itaim realmente é completo, tanto para o turismo de lazer quanto para uma viagem a negócios. Seja para se hospedar, fazer compras ou degustar sabores dos mais variados, visitantes exigentes podem ter certeza que encontrarão de tudo. E tudo isso sem precisar se deslocar por mais do que algumas quadras. A praticidade em ter tudo ao redor é fundamental para quem não quer perder tempo na maior e mais movimentada cidade do Brasil.

 

 

image

 

Gus Dantas, publisher gusdantaslife, viajou a São Paulo em maio de 2016 e hospedou-se por conta própria no hotel Radisson Blu, distrito do Itaim Bibi. Fotos do autor.


7 comentários sobre “São Paulo Stopover: Negócios e Lazer no Itaim Bibi para Quem Não Tem Tempo a Perder

  1. Materia interessante para quem gosta de conhecer lugres: com apenas um clique conseguimos ter uma visao geral sobre lugares excelentes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s