Búzios: Lugar Onde Vivo e Amo

Capixaba de nascença, e carioca de coração, deixei a capital Vitória onde nasci para, ainda adolescente, ir cursar Comunicação Social no campus da UFRJ na Praia Vermelha do bairro da Urca, área pacata da zona sul do Rio de Janeiro. Na época não queria nada de pacato ou bucólico mas fui atrás de todo o agito, burburinho e diversidade que a cidade maravilhosa tinha a me oferecer.  Com brilho nos olhos me mudei, e com o coração pulsando vivenciei o mundo novo e agitado que os anos no Rio me proporcionaram.

bz1
Canto esquerdo praia de Geriba

Os anos se passaram e há mais ou menos três anos atrás deixei a cidade maravilhosa para procurar um lugar onde pudesse deixar os confins de uma vida em apartamento e voltar a morar com mais espaço em uma casa.  Queria poder cuidar de um pequeno jardim, ter um arbusto onde pudesse colher uma fruta, e ter umas ervinhas frescas para poder dar uma pitada de aroma e sabor aos pratos que saíssem da minha cozinha.  Foi nessa busca que fiz a descoberta da pequena cidade litorânea de Armação dos Búzios, localizada a pouco mais de duas horas de estrada ao norte da capital carioca.  Próxima o suficiente da cidade grande para não me sentir completamente desligado da vida cultural e social urbana, mas longe o bastante para sentir que estava entrando em um mundo onde coisas perdidas da minha infância poderiam voltar a ser como antes, me encantei por Búzios. Ver os vizinhos sentados na calçada conversando noite adentro, ou passear por gente descalça vestindo apenas trajes de banho pelas ruas de pedras e paralelepípedos em direção à praia me conquistou de imediato.

Nos poucos anos em que passei a morar em Búzios tiver o prazer de conhecer pessoas dos mais variados cantos do mundo. O convívio com turistas, cujos dialetos tornavam-se em alguns momentos indecifráveis, e o acolhimento dos moradores fizeram com que me sentisse em casa novamente. Em Búzios, pude também descobrir as mais belas praias, entre desertas e movimentadas, que me fizeram lembrar de praias que visitei pelo mundo afora: recantos do Caribe, Mar Mediterrâneo e Pacífico Sul.  São tantas as praias na península de Búzios que a cidade mais parece uma ilha rodeada de águas claras convidando a um mergulho por toda a sua extensão.  Para ser sincero, durante esses três anos ainda não fui a todas as faixas de areia da minha cidade.  Assim que o sol desponta e bate aquela vontade de dar um mergulho para energizar o dia acabo retornando ao banho de mar naquelas que já se tornaram minhas praias favoritas.  O mesmo acontece no fim do dia quando quero limpar a cabeça das atribulações e chateações que me ocuparam ao seu decorrer.

Como Búzios tem uma variedade enorme de praias, fica fácil viver e experimentar de tudo um pouco.  Ondas fortes e mar agitado, como na praia de Geribá, logo dão lugar a águas calmas do outro lado da península, como na praia de Manguinhos. As duas praias ficam a poucos minutos a pé uma da outra. Algumas praias ficam escondidas e possuem trilhas pela mata para se chegar ate elas, como a praia do Olho de Boi, área de nudismo oficial da região. Outras praias são bastante urbanas e cheias de agito como as da Ferradura e de João Fernandes com suas águas calmas e transparentes. Há ainda praias bem pequeninas como da Foca que, entre suas rochas, oferece piscinas naturais e pontos de mergulho. Há também praias de larga extensão e grande faixa de areia como a praia de Tucuns de mar aberto e quase selvagem.

bz4
Praia da Foca

Contudo, a diversidade de praias tem sempre algo em comum: águas limpas, claras e de alta visibilidade para exploração da fauna marinha.  Só que, para muitos, tudo isso vem com um preço alto a pagar no que se refere à temperatura da água do mar.  Correntes marinhas vindas das Malvinas insistem em migrar para as águas de Búzios fazendo com que a temperatura do mar em geral não seja muito ao estilo banho de banheira, mas sim ao balde de gelo.  Para piorar ainda um pouco mais a situação, temos por aqui o fenômeno da ressurgência, comum no verão, onde águas profundas tendem a aflorar à superfície, podendo trazer a temperatura do banho de mar para baixo dos 18 graus centígrados. Digamos que Búzios sabe ser bastante refrescante quando o assunto diz respeito ao banho de mar.

Mas se águas frias incomodam banhistas, a fauna marinha só tem a agradecer. A grande biodiversidade marítima encontrada na península vai desde grande cetáceos, como baleias e golfinhos, a pequenos cardumes de sardinhas, enchovas e bonitos.  Não me canso em ver tartarugas de todos os tamanhos despontando na superfície de muitas das praias onde já me banhei, principalmente na praia da Ferradurinha, onde parecem ser habitantes frequentes dos vários recantos formados pelas linhas tortuosas dessa pequena praia.

Junto à diversidade encontrada no mar, os céus de búzios, que em noites claras reluzem o brilho de milhões de estrelas, durante o dia vive abençoado por uma extensa lista de aves como gaivotas, garças, atobás, pica-paus e andorinhas. Toda essa riqueza dos céus vem acompanhada de penhascos, rochas, cactos, bromélias, agaves, palmeiras e muitas e muitas piscinas naturais que brilham desde o nascer ao pôr do sol, passando por cores quase infinitas que pincelam a paisagem única da Armação.

head std
Por do sol em Geriba

Búzios é isso, lugar onde vivo e amo.  Esse é o lugar onde chamo de casa, mesmo não tendo sido esse o meu berço.  Búzios é o recanto onde escolhi para ter o meu lar e viver ate ficar velhinho se assim o destino me quiser.  E tudo isso que tenho ao meu redor fica aberto a todos que puderem vir visitar.  Búzios é para ser descoberta e saboreada sem pressa, desde o primeiro raio de sol ao cair da noite.  E quem sabe os visitantes mais aventureiros e audazes possam virar habitantes permanentes, assim como fez, e que não se arrepende, esse singelo capixaba, carioca, buziano, cidadão do mundo.

 

Gus Dantas, Publisher Gusdantaslife, vive em Búzios e uma versão anterior destanteriormente publicada em 2015.

*Para uma completa descrição sobre as praias de búzios visite o site Búzios Concierge e clique em praias.


6 comentários sobre “Búzios: Lugar Onde Vivo e Amo

  1. Deu até inveja rsrsrs vontade de jogar tudo pro alto e ir morar em Búzios, terra linda, parabéns!
    lindo lugar, lindo estilo de vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s